Internet

Fim de semana em que todas as vassouras foram equilibradas

Alerta de Spoiler: o desafio online não tem nada a ver com a rotação da Terra

10/02/2020 13:42


O #sextou foi diferente nas redes sociais neste fim de semana, isso porque todos os stories possuíam vassouras equilibradas sem nada apoiando. O desafio viralizou e teve gente equilibrando o utensilio doméstico até no Pantanal.

Essa brincadeira rendeu até notificações à NASA (Agência Espacial Norte-americana). Segunda a notícia espalhada nas redes sociais, a Agência teria informado que a Terra estaria em um ponto de sua órbita no qual a rotação estava em perfeito equilíbrio, possibilitando que as vassouras ficassem em pé sozinhas.

Muitas pessoas fizeram e as que não fizeram ficaram com curiosidade – eu pelo menos fiquei, mas me controlei. Apesar de funcionar, a explicação não passa de mais uma Fake News.

Conforme o portal da Revista Galileu explicou, você não fez “papel de trouxa”, apenas perpetuou uma tradição dos Estados Unidos. Essa brincadeira é feita por lá durante o chamado equinócio vernal, que marca o início da primavera.

Tem a ver com física sim, mas não a que se aplica no filme Sombra Lunar da Netflix – se não conhece, recomendo. O equilíbrio vem porque o objeto tem seu centro de massa mais perto da base, onde ficam as cerdas, quando apoiamos o cabo da vassoura sobre a base, a força causada pelo peso do cabo é distribuída em todas as cerdas.

Nem todas as vassouras foram tão bem projetas fisicamente, mas está tudo bem a sua não equilibrar. O importante é que as atividades sejam feitas e que não seremos julgados por acreditar em mais um mito da internet. 

Confira a charge do O Pantaneiro na onda da vassoura equilibrada clicando aqui.

 


Kamila Alcântara