Saúde

Ministério da Saúde confirma oito casos de coronavírus no Brasil

MS tem 11 casos em investigação, mas nenhum foi confirmado

05/03/2020 18:28


O Ministério da Saúde divulgou em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (5) que há oito casos confirmados de coronavírus no Brasil. Os pacientes infectados estão nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Mato Grosso do sul tem 11 casos suspeitos. 
 
Além dos casos confirmados, há 635 casos suspeitos e 378 descartados em todo o Brasil. Segundo o Ministério, o caso do Espírito Santo não constou no primeiro balanço, que considerava os casos notificados até 12h. Durante coletiva, o caso foi incluído, é uma mulher de 37 anos que tem histórico de viagem para Itália.
 
Além disso, existe um caso confirmado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, mas o ministério aguarda a contraprova para confirmar oficialmente. Assim, o Brasil tem 636 casos suspeitos e oito confirmados.
 
MS vai receber kits de diagnóstico
 
Em breve, Mato Grosso do Sul deve receber os kits de diagnóstico do novo coronavírus e poderá fazer o teste em um laboratório regional. Isto será possível porque a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) começou a distribuição de kits de diagnóstico para os laboratórios espalhados pelo país.
 
Atualmente, além da Fiocruz, só laboratórios de três estados podem realizar o diagnóstico. Os kits começaram a ser produzidos após a identificação dos primeiros casos da doença no Brasil e previam a disseminação do novo coronavírus no território nacional. 

Da Redação