Coronavírus

MPF publica nota de esclarecimento: Guia Lopes da Laguna não tem estrutura para enfrentar coronavírus

Cidade não tem UTI nem respiradores

12/05/2020 18:20


A cidade de Guia Lopes da Laguna, a 138 km de Aquidauana, não tem a estrutura necessária para enfrentar a pandemia de coronavírus. A cidade já tem a maior incidência da doença no estado e, ainda assim, não possui UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ou respiradores.

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Promotor de Justiça Allan Carlos Cobacho do Prado, emite nota pública para informar e alertar à população que o sistema de saúde local e regional não está preparado para enfrentar a pandemia.

O município não possui respirador e tão pouco UTI para casos da coronavírus. A cidade de Jardim, cerca de 5 km de distância de Guia Lopes da Laguna, conta com apenas 1 respirador e não tem UTI para casos confirmados da COVID-19 que venham a precisar. A Polícia Civil e a Polícia Militar irão intensificar o cumprimento do Decreto Municipal por parte da população.

Em nota, o Promotor de Justiça afirma ainda que quem descumprir o Decreto Municipal estará praticando o crime do artigo 268 do Código Penal, cuja pena é detenção de 1 mês a 1 ano. Por fim, pessoas confirmadas e com suspeitas do novo coronavírus e que não estão cumprindo as recomendações de isolamento social determinadas pela Secretaria de Saúde poderão incorrer no crime previsto no artigo 267 do Código Penal, cuja pena é reclusão de 10 a 15 anos, e a prisão já pode ocorrer em flagrante delito.

Diante desses fatos, o Ministério Público alerta e conclama à população de Guia Lopes da Laguna que intensifique as medidas de prevenção.

 

Assessoria