Saúde

Equipe de Bodoquena recebe treinamento para atendimento de casos de coronavírus

08/06/2020 10:12


Na manhã de sábado (6), profissionais da saúde do Hospital Municipal Francisco Sales receberam treinamento para realização de atendimento de pacientes com covid-19 e outras síndromes respiratórias. Eles também puderam aperfeiçoar a manipulação do ventilador mecânico e foram orientados quanto ao uso adequado dos EPI’s (Equipamento de Proteção Individual).

A capacitação foi realizada por um grupo de intensivistas voluntários composto pela médica intensivista Giovanna Padoa de Menezes, fisioterapeuta intensivista Maryelle Desiree Cardoso, enfermeira intensivista Kellen Bueno e pelo cardiologista Kássio Horii.

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital participaram de palestra e em seguida tiveram orientações práticas onde tiveram oportunidade para tirar dúvidas e realizar os procedimentos em bonecos.

Conforme a médica intensivista, a equipe recebeu a solicitação de apoio do Hospital e se prontificou a vir repassar alguns procedimentos. O foco da capacitação é no atendimento de pacientes com síndrome respiratória, no uso do respirador e preparo para transporte, mas também aborda uso da proteção para os profissionais da saúde.  

“São muitos cuidados que devem ser tomados em todas as etapas, e os profissionais também precisam se preocupar com sua própria saúde. No caso dos EPI’s, além de usar corretamente é necessário retirar de forma adequada e realizar um descarte seguro para o ambiente e para o próprio profissional. E estamos aqui para mostrar como eles podem estar preparados para essas situações”, explica Giovanna.


Assessoria