Bonito

Com protocolo de biosseguran├ža, atrativos devem reabrir em julho

10/06/2020 10:11


 

O Presidente da Atratur (Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região), Guilherme Polli e a ABAETUR (Associação Bonitense de Agências de Ecoturismo) entregaram os protocolos de biossegurança ao prefeito de Bonito Odilson Arruda Soares (PSDB). O documento que prevê a reabertura dos atrativos da cidade foi aprovado e assinado pelo Chefe do Executivo nesta tarde de terça-feira (9), durante uma reunião na Prefeitura.

O Secretário de Turismo de Bonito, Augusto Mariano e o gerente do Sebrae, Matheus Oliveira também participaram do encontro de hoje, onde foram debatidos assuntos importantes para o turismo, já que foi um dos setores mais impactados devido a pandemia do Covid-19.

Sempre pensando no bem-estar de Bonito e dos turistas que frequentam a cidade, representantes do Turismo do município, buscaram soluções de higiene para a Capital do Ecoturismo voltar a receber os visitantes com segurança.

Guilherme Polli adianta que a cidade pretende reabrir os atrativos a partir da primeira semana de julho, mas salienta que além das regras, Bonito já possui um diferencial em relação aos outros destinos. O setor também se preocupa em oferecer segurança para os turistas, moradores e funcionários dos atrativos.

“Os atrativos já trabalhavam com muito cuidado, mas todo zelo está sendo redobrado para retomarmos as atividades. No protocolo de biossegurança buscamos soluções em cada segmento já que eles possuem suas especialidades. Vamos diminuir os números de visitantes para evitar aglomerações, além do uso obrigatório de máscaras e do álcool em gel. Em Bonito não tem filas, os passeios são realizados sempre com um pequeno grupo de pessoas e agora, vai ser ainda menor. Hotéis, pousadas possuem uma ampla área verde, além disso, os atrativos também possuem Sistema de Gestão de Segurança (SGS). Acredito que a cidade vai ser um bom destino nesta fase que estamos enfrentando”, explicou o presidente da Atratur.

O Prefeito de Bonito parabenizou a iniciativa dos empresários de conseguirem elaborar o protocolo de biossegurança e diz que o documento pode ser usado como exemplo para outros destinos nacionais.

“Eu parabenizo e agradeço o apoio dos empresários que sempre realizam ações pensando no município. Parabéns por toda preocupação que vocês têm com a cidade. É um trabalho exemplar que deve ser usado por todo turismo nacional”, destacou.

O Secretário de Turismo diz estar otimista com a reabertura dos atrativos. Ele explicou detalhes do protocolo adiantando que Bonito vai voltar a receber turistas, mas tudo de forma muito segura.

“É um dia muito especial para a atividade turística de Bonito. O protocolo é uma união da administração municipal, da iniciativa privada, o Sebrae e o Sesi que também nos auxiliou na elaboração do documento. Bonito é um local diferenciado de todos os outros destinos de ecoturismo do Brasil, porque em uma única parte de nosso território, nós temos um mix de atividades diferenciadas que fazem com que tenhamos um grau de dificuldade até maior para compor o protocolo de biossegurança. A segurança vem em primeiro lugar , com as regras de higiene com a readequação das estruturas físicas e o treinamento de nossos colaboradores. A Capacidade de carga deve ser reduzida em até 50%, será organizada e sem aglomerações. Também iremos verificar se o visitante está febril, se estiver, ele não vai participar das atividades e será encaminhado a uma unidade de saúde. Pode vir para Bonito que aqui as nossas atividades são seguras”, disse Augusto.

O Sebrae e o Sesi também tiveram um papel muito importante na elaboração do protocolo. Matheus explica que o trabalho ainda não terminou e destaca que o Sistema S ainda vai prestar serviço na implantação do documento com todos os empresários.

“Vamos prestar apoio aos empresários e quando tudo estiver conforme o protocolo de biossegurança vamos oferecer um certificado que vai garantir credibilidade ao seu negócio”, explicou Matheus.

 

 


Assessoria