Coronavírus

Aquidauana registra 108 novos casos em 24 horas e maioria dos pacientes são indígenas

Dos 108 novos casos, 71 são de indígenas

29/07/2020 15:57


O município de Aquidauana registrou 108 novos casos de coronavírus somente nas últimas 24 horas. Conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (29), a ação de testagem em massa da comunidade indígena aldeada possibilitou que fossem identificados os novos casos.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, dos 108 novos casos, 69 são de índios aldeados, dois de indígenas que não moram na aldeia, 35 de pessoas da zona urbana de Aquidauana e dois de não indígenas, que residem em aldeia.

“Com a ação de testagem em massa, da comunidade indígena aldeada, realizada pela Sesau, Governo do Estado e pela SESAI, está sendo possível identificar e atender as pessoas rapidamente, colocando em isolamento e, se necessário, conforme determinação médica, em internação hospitalar”, diz a Secretaria de Saúde.

As equipes de saúde da Prefeitura e do Governo do Estado junto com a equipe da SESAI estão trabalhando dentro das aldeias de Aquidauana, numa força-tarefa de atendimentos médicos e de enfermagem, de monitoramento dos casos suspeitos e positivos e de alerta aos moradores das aldeias para o cumprimento rigoroso do isolamento domiciliar, para ajudar a controlar e minimizar a disseminação do vírus dentro das aldeias.

A Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana alerta a população para evitar sair de casa, viajar e receber visitas, não compartilhar chimarrão, narguilé e tereré, usar máscaras, higienizar constantemente os ambientes e lavar as mãos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana também alerta a todos que estiverem em isolamento, para que cumpram corretamente o tempo de quarentena, para evitar a proliferação do vírus entre as pessoas. De acordo com as equipes de vigilância, infelizmente, ainda é grande o número de cidadãos que continuam transitando pelas ruas da cidade, aglomerando em filas, em aglomerações nas casas em festas, descumprindo as medidas de prevenção e isso contribui significativamente para o aumento da contaminação por coronavírus.

A Vigilância Epidemiológica Municipal informa que Aquidauana tem 17 pessoas já recuperadas da Covid-19, 437 amostras para teste de coronavírus no Lacen e ao todo 298 casos positivos, sendo 271 casos positivos ativos da Covid-19. Das 271 pessoas positivas de coronavírus, 26 pessoas estão hospitalizadas, sendo 16 indígenas e 10 não indígenas, atendidos nos Hospitais Regional de Aquidauana e Hospital Funrural, em leitos clínicos.

(com informações da Prefeitura)

 

Da Redação