Turismo

Instituto de Bonito vence premiação europeia com proposta de ecoturismo virtual

Empresas europeias devem desenvolver plataformas digitais que atendam às necessidades do projeto de Bonito

02/09/2020 18:40


O projeto de criação de uma plataforma virtual de ecoturismo, idealizado pelo Instituto de Desenvolvimento de Bonito (IDB), foi selecionado pelo Centro de Inovação Brasil – Europa, Enrich in Brazil, em um desafio lançado para instituições das áreas de Turismo & Lazer, Digitalização e Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de apoiá-las com soluções inovadoras e personalizadas.
 
Agora o Enrich abriu chamado para que empresas europeias desenvolvam plataformas digitais que atendam às necessidades do projeto de Bonito. As soluções serão entregues gratuitamente para o IDB e implementadas até 31 de dezembro de 2020, com o suporte do Enrich no Brasil.
 
O projeto inscrito pelo Instituto de Desenvolvimento de Bonito é uma plataforma virtual voltada ao ecoturismo, com tecnologias imersivas para que os turistas possam conhecer as belezas naturais de fauna e flora da região.  
 
Considerado um dos principais destinos mundiais do ecoturismo, Bonito (MS) gera mais de 7 mil empregos diretos e 2 mil indiretos em atividades turísticas, de acordo com a prefeitura do município, que recebe mais de 240 mil visitantes por ano. A pandemia de Covid-19, no entanto, impôs graves limitações às atividades, além de prejudicar severamente as vendas dos produtores locais, que contavam com o fluxo de turistas para a comercialização de seus produtos.
 
“O uso da tecnologia é fundamental neste momento para permitir que as pessoas, mesmo não estando fisicamente em Bonito, possam continuar a se encantar com as atrações da nossa região”, aponta Guilherme Miguel Poli,presidente do Instituto de Desenvolvimento de Bonito. “Estamos muito animados para dar continuidade nesse projeto, com apoio dos parceiros europeus”, conclui.
 
O Enrich no Brasil é uma entidade sem fins lucrativos que promove a cooperação entre Brasil e Europa nas áreas de inovação, pesquisa, tecnologia e empreendedorismo.

Assessoria