Política

Parlamentares antecipam em dois meses eleição da Mesa Diretora da ALEMS

23/10/2020 09:02


Os deputados estaduais decidiram, nesta semana, pela antecipação, em dois meses, da eleição para nova composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) para o 2º biênio da 11ª Legislatura.

Com isso, votação ocorrerá no dia 10 de dezembro, às 9h. A decisão foi tomada durante a sessão ordinária de terça-feira (20), por aprovação da maioria dos presentes

Habitualmente, as negociações iniciam no ano anterior à eleição, mas a definição ocorre em fevereiro, na volta do recesso parlamentar, logo após a sessão de instalação da Sessão Legislativa, neste caso, será a terceira.

Conforme preconiza o Regimento Interno da Casa de Leis, a votação será nominal e aberta, onde cada um dos 24 deputados vota separadamente em cada cargo, com possibilidade de candidaturas avulsas.

Na última eleição, que ocorreu no dia 1° de fevereiro de 2019, Paulo Corrêa (PSDB) saiu vitorioso e tornou-se presidente da ALEMS, tendo Zé Teixeira (DEM) como 1° secretário e Herculano Borges (Solidariedade) como 2° secretário. A tendência é que a mesma chapa dispute e conquiste a preferência dos pares.


Da redação