Política

Assembleia, IFMS e Fiocruz lançam jogo que ensina a combater o mosquito Aedes Aegypt

26/11/2020 09:33


Assembleia Legislativa, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) lançam, na próxima sexta-feira (27), às 9h, um game educativo que promete ensinar crianças e jovens a combaterem o mosquito Aedes Aegypt, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O jogo Neighbor Hero “passa elementos reais de proteção e prevenção à dengue, chikungunya e zika. É uma abordagem voltada aos jovens, uma vez que palestras não são muito efetivas para este público”, segundo o coordenador da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Tríplice Epidemia, deputado Renato Câmara (MDB).

Voltado para o público de 10 a 16 anos, o game possui vários personagens que levam os jogadores, a cada fase, derrotar inimigos e vencer obstáculos. O jogo deverá ser distribuído em laboratórios de informática das escolas estaduais e também em lojas digitais. 

Conforme o professor do IFMS, Yuri Karan, a ideia é fazer do jogador um agente ativo do ambiente ao seu redor, sendo um dos responsáveis pela melhoria do bairro onde mora.

“Na fase inicial, o jogador coleta itens recicláveis e os entrega ao centro de reciclagens, acabando com focos de dengue e contribuindo para o melhor uso dos recursos naturais. Com isso, o jogador estará trabalhando com o conceito de Saúde Única, ou seja, de que saúde animal, humana e ambiental estão interligadas”, afirmou.


Da redação