Aquidauana

Aquidauana, Bonito e outros três municípios receberam castramóvel em MS

Emendas também foram destinadas a Campo Grande, Brasilândia e Coxim

27/11/2020 12:56


Com o intuito de diminuir os riscos de zoonoses e evitar que animais sejam abandonados nas ruas, cinco municípios sul-mato-grossenses adquiriram Unidade Móvel de Castração de Cães e Gatos, o castramóvel, entre elas, Aquidauana e Bonito.

A aquisição foi feita, ainda, pelos municípios de Sonora, Terenos e Maracaju, com recursos advindos de emenda parlamentar destinadas, em 2019, pelo deputado estadual Márcio Fernandes (MDB), que é médico veterinário por formação.

“Com os animais soltos nas ruas não tem controle sanitário. Eles não são vacinados e com isso temos as zoonoses fora de controle. Já temos mais de mil zoonoses identificadas e precisamos evitar a transmissão. A pessoa doente vai procurar um posto de saúde, então mantendo o controle sanitário a gente evita uma demanda nas unidades de saúde”, destaca.

Além das cidades citadas, as emendas foram destinadas para Brasilândia, Coxim e Campo Grande. Para atender em pleno funcionamento cada unidade precisa de um motorista, um médico veterinário e dois auxiliares. As equipes e insumos são de responsabilidade de cada prefeitura.


Da redação