Celebração

Essencial na vida profissional de muitos jovens, IFMS Aquidauana completa 10 anos

28/01/2021 16:00


Nesta quinta-feira (28) o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) em Aquidauana está completando 10 anos de inauguração. Em todos esses anos, o Instituto foi peça essencial para o futuro profissional de muitos jovens do município e outras cidades, além de fomentar a economia local.

O Pantaneiro conversou com a diretora-geral Hilda Ribeiro Romero, que está no cargo desde 2016. Ela fala que o corpo docente da IFMS está sempre buscando melhorar e evoluir cada vez mais, dando muito importância à profissionalização de todos os jovens que buscam esse crescimento.

“Nesses 10 anos, capacitamos mais de dois mil estudantes, entre os cursos técnicos, graduação, qualificações e atividades de extensão. O Campus Aquidauana consolidou-se como uma Instituição de referência na educação profissional. Atendemos os municípios de Aquidauana, Anastácio, Miranda, Bodoquena e Dois Irmãos do Buriti, com a abrangência nas aldeias e nos distritos”, destaca Hilda.



A diretora-geral continua destacando que a Instituição tornou-se um local de oportunidades à comunidade, com uma oferta de ensino público gratuito e de excelência. “Para os nossos jovens abre-se um grande leque de possibilidades em desenvolver pesquisas, extensão, teatro, dança, coro e aperfeiçoamento para o mundo do trabalho”, compartilha.

Já para a economia municipal, a implantação do IFMS também foi imensamente positiva, pois influencia diretamente com a contratação de trabalhadores terceirizados, aquisição de parte da alimenta escolar por meio da agricultura familiar, o pagamento de bolsas do fomento à pesquisa e auxílios aos estudantes. Mesmo com todas essas conquistas, ainda há desafios a serem enfrentados. 

“Para os próximos anos os desafios são imensos, mas com trabalho em equipe vamos superá-los. Na estrutura física trabalharemos para finalizar as adequações dos laboratórios, construção do refeitório e do auditório. São os grandes anseios da nossa comunidade escolar. Pretendemos ampliar as ofertas de cursos em EaD nos nossos polos de abrangência, diminuir a evasão, aumentar a permanência e o êxito dos nossos estudantes e qualificar os nossos servidores”, pontua Hilda.

Como experiência profissional e pessoal, Hilda compartilha com O Pantaneiro que fazer parte e até ser responsável pelo futuro de tantos jovens é algo gratificante, pois cada colaborador do Instituto, com a ajuda dos familiares, conseguem juntos qualificar uma pessoa e dar uma perspectiva de futuro.

Entrega da premiação do Fetran pela apresentação do grupo do teatro em Brasília em 2019.


“O êxtase desse momento é quando assino um diploma de conclusão de curso de um estudante. Esse momento é único, agradeço cada profissional que contribui com a sua formação, a dedicação da sua família e principalmente o seu esforço em vencer esse desafio. Agradeço imensamente à cada servidor administrativo, professor, colaborador, empresa e instituições parceiras por nos auxiliarem no cumprimento da nossa missão institucional em formar profissionais humanistas e inovadores, com vistas a induzir o desenvolvimento econômico e social local, regional e nacional”, conclui.

Cursos

Atualmente o Campus do IFMS em Aquidauana está com as ofertas de cursos técnicos presenciais integrados em Edificações e Informática,  técnicos subsequente em edificações e administração e Proeja técnico em administração, nos eixos de Infraestrutura, Gestão e Negócios e Comunicação e Informação. Além das ofertas em EaD de cursos técnicos de nível médio e cursos de formação inicial e continuados (FIC).

Também há três cursos de graduação: Tecnólogos em Redes, Sistemas para Internet e Bacharelado e Engenharia Civil, e a pós-graduação lato sensu em docência, uma formação específica sobre a Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) para o exercício da profissão de professor. Totalizando mais de 10 cursos, sempre buscando a melhor qualificação dos nossos estudantes.


Kamila Alcântara