Aniversário

Nioaque completa 172 anos de fundação nesta quinta-feira

08/04/2021 14:21


O município de Nioaque, conhecido como Vale dos Dinossauros, está completando 172 anos de fundação nesta quinta-feira (8). Além das pegadas de criaturas pré-históricas, encontradas às margens do Rio Nioaque, a cidade também foi cenária de grandes feitos na Guerra do Paraguai.

Para quem não conhece, no dia 8 de abril de 1848, o sertanista Lopes demarcou a área onde a expedição, proporcionada pelo Barão de Antonina, chegará. Fundando assim a cidade de Nioaque, no antigo Estado do Mato Grosso. 

Em 1877, foi criado o Distrito de Nioaque, que neste período recebeu a denominação de Levergeira, sendo levado posteriormente à categoria de município no dia 18 de Julho de 1890, desmembrado portanto do município de Miranda e sendo novamente nomeado só que desta vez como Vila de Levergeira.

Com peculiaridades ímpares, Nioaque é uma das mais antigas cidades do então estado do Mato Grosso. Com as duas invasões ocorridas durante a Guerra do Paraguai tornou um dos principais patrimônios culturais do atual Mato Grosso do Sul. A memória popular conta que no município teria hospedado pessoas importantes no cenários da Guerra.



Na praça central, um canhão e um Monumento dos Heróis da Retirada da Laguna, simbolizam toda a história ali protagonizada reverenciando a bravura daqueles que lutaram por este país, eternizando momentos de rincões do próspero município deixando a certeza de que nenhum soldado tombou em vão.

Até o presidente Jair Bolsonaro já citou a importância histórica do município durante a Guerra do Paraguai. 

*Texto com informações do Portal Educativa.
 


Kamila Alcântara