Estado

Defensoria Pública inicia a entrega de 2 mil folders contra a homofobia em presídios de MS

13/05/2021 18:00


A Defensoria Pública de MS, em parceria com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), participou da entrega de 2 mil folders em alusão ao Maio da Diversidade. O material informativo será distribuído em todas as unidades prisionais do Estado.
 
O material idealizado e projetado por servidores e servidoras, internos e internas do Instituto Penal de Campo Grande (IPCG), em parceria com o Núcleo Institucional do Sistema Penitenciário da DPMS (Nuspen), traz os direitos garantidos às travestis e aos gays privados de liberdade.
 
O IPCG é considerado um estabelecimento referência no Estado por ter um espaço específico para esse grupo. Atualmente há 45 pessoas que se declaram lgbtqia+. A ambiente tem capacidade para apenas 36.
 
O coordenador do Nuspen, defensor público Cahuê Duarte e Urdiales, explica que os impressos servirão para conscientizar até mesmo os servidores.
“Sabemos que o ambiente prisional é construído para receber apenas homens. A iniciativa de disseminar esse conhecimento é um marco porque começamos a visualizar essas pessoas dentro do sistema, além do sistema individual. A questão não é ter mais ou menos direito, é ter respeito”, pontuou.
 
O coordenador do Nudedh, defensor público Mateus Sutana e Silva, destacou que a programação do Maio da Diversidade também conta com uma palestra do Subsecretário Estadual de Políticas Públicas LGBTQIA+, Leonardo Bastos Ferreira.
 
“Além desta entrega, outras atividades farão parte da programação em alusão ao mês da diversidade, entre elas, a posse dos conselheiros estaduais Lgbts, no fim do mês, e uma live com o subsecretário Leonardo Bastos, pela Escola Superior da Defensoria Pública, que discutirá a ‘Atuação do Estado na garantia de direitos da população LGBTQIA+’, afirmou o coordenador do Nudedh.

Assessoria de Comunicação/ DPEMS