Aftosa

Termina em uma semana a vacinação de bovinos e bubalinos em Mato Grosso do Sul

24/05/2021 17:19


Há uma semana do final do prazo para vacinação de todo rebanho de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa, em Mato Grosso do Sul, mais de 15 milhões de doses já saíram das revendas e estão contabilizadas na Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul (IAGRO) entre vacinas aplicadas e já registradas no sistema.

Dos mais de 18,5 milhões de animais que deverão ser imunizados na campanha, iniciada no em 1º de maio, restam ainda pouco mais de 3 milhões de doses a serem adquiridas.

Segundo o Diretor Presidente da Iagro, Daniel Ingold, os resultados previstos devem ser similares as campanhas anteriores. Mato Grosso do Sul alcançam índices acima de 99% há mais de uma década.

Ao lembrar do prazo final para vacinação, que para o a região do Planalto termina em 31 de maio e para a região do Pantanal termina em 15 de junho, Ingold, sugere aos produtores que aproveitem o manejo dos animais para realizar também a vacinação contra brucelose, nas fêmeas de três a oito meses e, na oportunidade da realização do registro da vacinação no sistema, aproveitem para fazer a atualização do estoque de ovinos e caprinos, que no caso de não conformidade contam com anistia de multa até o dia 31 de dezembro deste ano.

A vacinação dos animais da região do planalto termina em 31 de maio e a declaração de vacinação, no sistema, para os pecuaristas desta região termina em 15 de junho.

Na região do Pantanal, dada suas peculiaridades, a data continua diferenciada. Para os optantes da vacinação nesta etapa, a vacinação termina em 15 de junho e a declaração pode ser feita até 30 de junho.

Região    Liberação de compra da vacina    Data final da vacinação    Data de início de registro    Data final de registro
Planalto   01/05                                             31/05                                        01/05                                   15/06
Pantanal   01/05                                            15/06                                        01/05                                   30/06


Governo MS