Ecoturismo

Viajando sobre duas rodas, Peregrinos do Pantanal chegam hoje em Aquidauana

Grupo de ciclistas saiu de Campo Grande com destino a Corumbá

23/09/2021 12:38


Se o calor dessa primavera desanima aqueles mais preguiçosos, um grupo de cicloturistas vem demonstrando disposição de sobra para pedalar por Mato Grosso do Sul. A equipe saiu de Campo Grande rumo a Corumbá, em um percurso batizado de “Trip Arara Azul”, e visita hoje a Princesa do Sul em meio ao “passeio” de 713 km.

Fundado no início da década de 1990, o grupo de cicloturismo Peregrinos do Pantanal é o responsável pela ideia de cruzar o Estado sobre duas rodas. Ele reúne viajantes de diversas regiões do Brasil e se consolidou como o mais antigo em atividade em MS, realizando cicloviagens inclusive para outros países.

Para a Trip Arara Azul, seis integrantes se juntaram para encarar o desafio de sair da capital do Estado e passar por diversos pontos turísticos e belezas naturais até desembarcar na Cidade Branca, coração do Pantanal sul-mato-grossense. César, Marlon e Mário são os representantes de Campo Grande, e eles têm a companhia de Emilson (São Paulo capital), Vadson (Campinas) e Ibanez (Curitiba).

Animados, cicloviajantes se encontraram em Campo Grande para dar início à aventura.

O trajeto, estimado em 713 km, começou em solo campo-grandense e passou pela Estrada Parque de Palmeiras, onde a turma do pedal fez uma pausa para descanso na terça-feira (21). Em seguida, passaram pelo distrito de Camisão e o Morro do Paxixi.

A previsão é de que os peregrinos passem pela Princesa do Sul nesta quinta e sigam viagem rumo às águas de Miranda. Na sequência, passam por Bonito, Bodoquena, Miranda, Buraco das piranhas, Estrada Parque do Pantanal, Morro do Urucum e, finalmente, Corumbá. O grupo ainda reservará um tempinho para visitar Porto Quijarro, na Bolivia.

Trajeto da Trip Arara Azul foi estampado nas costas do uniforme dos peregrinos.
Pedalar por tanto tempo já é complicado, imagine só com essas "mochilinhas"

Para aguentar uma prova tão dura de resistência, as bicicletas utilizadas foram reforçadas com uma bagagem de peso, que conta com suprimentos para vários dias de viagem.

A equipe do portal O Pantaneiro vai continuar acompanhando essa jornada e trará mais informações sobre a viagem dos ciclistas.


João Marcelo Correia Sanches