Tendência

Na modinha do "pop it", criançada se diverte tomando gosto pelas palavras

Iniciativa aconteceu na tarde de ontem para alunos do município

28/09/2021 10:58


Uma atividade escolar marcou a tarde de segunda-feira (27) para estudantes da rede pública. O aprendizado em tom de diversão embarcou na modinha do "pop it", que são aquelas "bolinhas" coloridas que quando a gente pega é beeeeeem difícil da gente não querer apertar.

Entretanto, no lugar delas, balões de diferentes cores foram utilizados e a criançada entendeu direitinho – e a explosão de bexigas preencheu o som da sala, entre risadas e imersão criativa.

"Pop it da leitura": inspiração levou professora a organizar atividade divertida para alunos da rede pública.

Ideia da professora Daniela dos Santos Ferruzzi Figueiredo, 32 anos. Formada em Pedagogia e com especialização em Educação Especial, ela contou ao O Pantaneiro que a inspiração veio de perfis que ela segue na rede social Instagram. Por lá, ao acompanhar vários grupos de redes pedagógicas, deu de cara com o "pop it" literário.

"Quando vi a atividade não pensei duas vezes! Já preparei a minha para realizar com meus alunos. Só de ter o nome 'pop it' no meio eu sabia que eles iriam gostar pois o brinquedo de fato é a onda do momento", descreve.

Parece que a criançada aprovou a ideia, até porque nem sobrou balão para contar essa história.

Daniela preparou uma "parede" multicolorida de balões. Presos em cartolina, cada bexiga guardava dentro de si uma determinada palavra. Quando o estudante escolhia a cor, estourava o balão nos confomes e fazia a leitura do vocábulo. Após identificada em uma ficha, tinha que ser pintada da mesma cor correspondente ao balão estourado.

"Sempre gosto de levar algo diferente para eles. Principalmente agora, nesse momento de retorno escolar, sinto que os alunos estão inseguros. Abordagens como essa, em que o aprendizado vira uma brincadeira que eles reconhecem, os aproxima da escola", esclarece a professora.

Ao estourar a bexiga, o aluno lia em voz alta a palavra dentro dela e pintava cada vocábulo de acordo com a cor.

Além da identificação de palavras e fixação da ortografia e escrita delas, Daniela afirma que o "pop it" também funciona como promoção aos benefícios cognitivos e motores, além de servir de distração que pode aliviar o estresse aos adultos. Não é à toa a febre do momento.

A atividade foi realizada com a turma "E" do 2° Ano do período vespertino da Escola Municipal Erso Gomes, em Aquidauana. As crianças tinham idades entre 7 e 8 anos.


Raul Delvizio