Assista ao vídeo

Onças são flagradas durante "jantar" em pousada de Aquidauana

Felinos mataram a vaca na manhã de domingo (3)

09/10/2021 11:23


A Pousada Aguapé, em Aquidauana, é famosa pela presença de diversos animais da fauna pantaneira bem ao alcance da vista dos turistas. Mas, por segurança, nem todos eles devem ser apreciados a olho nu; exemplo disso foi uma dupla de visitantes ilustres flagrada em vídeo enquanto “jantavam” a apenas 1 km de distância da sede.

O guia Luiz Fabiano Aragão Vargas, que trabalha na pousada, contou que já contava com a vinda da famosa onça-pintada.

"Um guia [de turismo] passou com um grupo a cavalo e viu a vaca abatida. Quando é assim, a gente sabe que é 99% de certeza que a onça vai voltar."

Após o abate, os felinos voltaram na madrugada de domingo (3) para saborear o alvo da caçada. A gerente da pousada, Joana Tatoni Pereira Coelho Murano, conta que o fato de onças-pintadas morarem por perto já é algo conhecido por todos e que, por conta disso, elas são sempre as primeiras suspeitas quando algum animal aparece morto nos arredores.

Um dos felinos preferiu descansar enquanto se alimentava

Logo que os funcionários souberam do bovino abatido, trataram de preparar os equipamentos de filmagem.

"A gente instala [as câmeras] quando acha algum vestígio [de onça]. Por exemplo, um lugar que a onça está passando bastante; a gente vê as pegadas, vai lá e instala. Essas câmeras são ativadas conforme o movimento”, explicou Joana.

A previsão dos profissionais se provou acertada quando os dois animais apareceram diante das lentes com muita tranquilidade, inclusive se deitando para comer a carcaça da vaca.

Fabiano explica que as onças "podem demorar até quatro dias comendo". Elas matam suas presas principalmente com a mordida feroz. "Onça-pintada tem muita força na boca. Também mata estrangulando a presa. Uma só já faz um estrago, imagina duas juntas. Ataque praticamente letal", afirmou.

(Com informações do Portal G1 MS)


João Marcelo Correia Sanches