Pelo Estado

Polícia Civil faz curso para melhorar atendimento ao público LGBTQIA+

O objetivo é combater os crimes resultantes de homofobia e homotransfobia

18/10/2021 14:34


Começou nesta segunda-feira (18) um curso de capacitação técnica na Academia de Polícia Civil que visa a melhor qualificação no atendimento e apuração de crimes de homofobia ou homotransfobia.

O objetivo é oferecer aos policiais civis maior conhecimento e domínio da legislaçao para correta tipificação dos fatos apresentados nas delegacias. Além disso, qual o atendimentto adequado às vítimas, com o uso do nome social.

Segundo o coordenador de Assuntos Educacionais, o delegado Paulo Sérgio Louretto, é uma quebra de paradgmas e que não é mais aceitável qualquer tipo de discriminação.

"Todos nós temos, seja em nossas famílias, seja em nossas relações interpessoais de trabalho ou de amizade, alguém que possui uma orientação sexual diversa de seu sexo biológico. E nós respeitamos essas pessoas conforme elas são. Portanto, devemos respeitar essa diferença perante as demais pessoas, dando a elas um atendimento e tratamento dignos de suas condições de seres humanos, iguais a quaisquer outras pessoas”, destaca.

Esse curso tem duração de oito horas aula, que envolve o conceito judídico, operacional, novas ferramentas do Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGO), e estudos de casos para uma futura definição de protocolo de atendimento em todas as delegacias do Mato Grosso do Sul.

Descamos, ainda, que essa demanda é oriunda da Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas LGBT.


Kamila Alcântara