Pantanal

"Eu acho que vi um gatinho": flagra de onça em rio é "troféu" para pescadores

21/10/2021 08:43


O início da semana foi de maior surpresa para um grupo de pescadores que cruzavam trecho do Rio Aquidauana. No flagra de ver uma enorme onça-pintada a nadar naquelas águas turvas, a comemoração foi capturada em vídeo e compartilhado ao Jornal O Pantaneiro – quase como se todos ali tivessem ganhado maior troféu. Não deixa de ser.

Afinal, mesmo se aquela segundona (18) de pescaria não fosse das boas, a certeza do "eu vi um gatinho" já tinha valido a pena.

No rio de água turva, é possível ver a cabecinha da onça com suas "patinhas" a nadar bem ligeirinho.

Flagra de Heverton de Assis Garcia, 42 anos, o piloteiro do barco. Em 22 anos de trabalho enquanto pescador "profissa", ele só testemunhou por duas vezes uma onça nadadora – uma anos atrás, e a desta vez com a "prova" em mãos.

"Não é normal ver não! Ainda mais aqui pra cima, que é muito movimento de motor de barco, de turistas cruzando o rio. É um trecho com muita gente, então é difícil pegar ela assim, naturalmente. A primeira que vi eu não filmei, aliás nem tinha celular. Mas agora falei pro turista: 'pega já o celular, não deixa ela escapar'", brincou o piloteiro.

"Ela é muito ligeira mesmo... quase que
não dá tempo de registrar o vídeo!"

A história começou naquela tarde de segunda-feira. Heverton embarcou turistas na Toca da Onça às 14h, com o intuito de pilotar o barco até 00h – no que ele chama de "Corujão da Madrugada".

Esta foi a 2ª vez que Heverton testemunhou com os próprios olhos a "gigante" pintada; desta vez tem vídeo pra provar.

O horário do flagra era por volta das 16h, detalha o pescador.

"Eu ia descendo o rio Aquidauana com o pessoal. Quando fui fazer a volta, um pouco mais pra cima da Boca do Jacaré, vi ela nadando bem de frente, atravessando o rio ligeirinho", conta. E adiciona: "valeu a pena".

Assista a onça nadadora no vídeo abaixo:


Raul Delvizio