Cuide-se

MS não registra há 5 dias mortes por Covid-19

20/10/2021 14:19


O boletim epidemiológico, da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desta quarta-feira (20) registrou mais um dia de vitória: não perdemos vidas para Covid-19 há cinco dias em Mato Grosso do Sul!

Conforme reportou o G1 MS, entre os dias 15, a 19 de outubro, MS não registrou nenhum óbito pelo novo coronavírus. A secretaria explica que dados trazidos em boletins anteriores são referentes a óbitos que estavam em investigação.

Até agora, o Estado tem 9.626 óbitos confirmados pela doença andêmica. Essa baixa, colocou a média móvel de casos da semana em 3,4.

Geraldo Resende, secretário estadual de Saúde, comemorou o índice, mas disse que muito mais óbitos poderiam ter sido evitados caso a vacinação tivesse começado antes.

"Por isso faço mais um apelo para o processo de vacinação no Estado. Temos vacina em quantidade, não faltam vacinas no estado, vai chegando mais vacinas, inclusive, no dia de hoje. Temos estoque na central de vacinas e vamos distribuir aos municípios", afirmou.

O secretário destacou também que o número de casos caiu bastante. Hoje foram 62, o que fez a média móvel dos últimos 7 dias diminuir para 118 por dia.

Com relação a vacinação, o boletim indica que 95,57% da população adulta está vacinada com a primeira dose e 81,26% com a segunda dose ou dose única.

A vacinação de adolescentes é a que tem os índices mais baixos, 76,07% já tomando a primeira dose e só 28,63% estão com a imunização completa. "Falta a gente ampliar a vacinação de adolescentes, chegar a 90%, cabe aos municípios fazerem uma busca ativa desses adolescentes", pontuou Resende.


Da redação