Internacional

La Palma registra erupção e mais de 30 tremores nas últimas 24 horas

13/11/2021 18:11


Mais 30 tremores de terra – um deles de magnitude 5 na escala Richter (equivalente a explosão de 199 toneladas de TNT) – foram detectados nas últimas horas em La Palma, na Espanha. O Instituto Geográfico Nacional (IGN) espanhol informou que o de maior magnitude teve o epicentro a 38 quilômetros de profundidade, às 6h52 (horário local) deste sábado, 13 de novembro.

Os valores ficaram entre 4 (amplamente observado) e 5 (forte) na escala de intensidade, indicando possibilidade de oscilação de objetos dentro de casas. O terremoto foi sentido de forma ampla na ilha, embora a medição tenha detectado magnitude local de 4,2 na escala Richter, sendo um dos mais fortes na atual reativação vulcânica.

A instituição acrescentou que a coluna de gás e cinzas atingiu hoje mais de 3 mil metros na direção sudoeste.

Erupção

Na última quarta-feira (10), a lava do vulcão Cumbre Vieja voltou a alcançar as águas do Atlântico perto da praia de Los Guirres.

O choque térmico entre a lava, a uma temperatura acima de 800 graus centígrados, e o mar está provocando colunas de vapor de água com partículas de ácido clorídrico, que podem ser perigosas para a saúde nas zonas mais próximas do ponto de emissão.

O Departamento de Segurança Nacional informou que a área afetada pelo Vulcão Cumbre Vieja, que iniciou sua atividade em 19 de setembro, atinge 988,27 hectares.


Agência Brasil