Saudade

Em decoração, árvore de Natal faz homenagem às vítimas da pandemia

24/11/2021 16:34


Os funcionários do Hospital Municipal Cristo Rei, de Dois Irmãos do Buriti, decidiram homenagear todas as pessoas que se foram no ano passado e neste, vítimas da Covid-19, na decoração natalina montada na Avenida Reginaldo Lemes. Cada repartição pública ficou responsável por montar um elemento decorativo na avenida, com materiais recicláveis, e a ideia da árvore veio da coordenadora de Imunização e Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Bethânia Alves.

Bethânia tem o artesanato como hobby e, quando a equipe do hospital recebeu o desafio, ela entendeu que não seria interessante apresentar algo sem um significado. Eles precisavam montar algo especial, na segunda quadra, em frente ao Tributos.

“Entre as pesquisas de decoração natalinas veio as estrelas, nelas o sentimento de saudade, pois moramos em uma cidade pequena e cada um desses nomes passaram por nossas mãos. São conhecidos, são pais, mães, filhos de conhecidos, são amigos… Somos uma grande família! Cada estrela confeccionada vinha a história e eu, que estou à frente dessa pandemia no município desde ano passado, lembrei de cada um”, relatou a enfermeira ao Pantaneiro.

Com a chegada das festas de fim de ano, a ausência de um familiar se torna ainda mais dolorida. A saudade é algo muito abstrato para o ser humano, mas essas estrelas vieram para que esse sentimento tomasse forma, não deixando essas pessoas serem esquecidas.

“É para que cada família saiba que nós, da [Secretaria de] Saúde, também sofremos com as perdas e que cada uma delas. Deixava um vazio e uma tristeza em toda equipe, no momento em que mais nada poderia ser feito”, recorda.

O projeto é coordenado voluntariamente pela primeira-dama, Cristiane Santana Volk, onde a ação de ornamentação irá decorar a entrada da cidade e os canteiros da Avenida Reginaldo Lemes da Silva.

Os enfeites natalinos estão sendo produzidos pelos servidores da Prefeitura, Câmara dos Vereadores, Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Saúde e Obras, Departamento de Projetos, das escolas Felícia Emiko Kawamura Sakitani e Estefana Centurion Gambarra, dos centros de educação infantil Anjos do Dia, Querubim e Sidinei Marques Rosa e Apae.


Kamila Alcântara