Brasilerão 2021

Com duas rodadas em uma noite, quarta teve decisões por libertadores e Z4

Enquanto partida no Morumbi fechava a 34ª etapa do campeonato, jogo do Flu continuou a 35ª

25/11/2021 08:02


A cabeça do torcedor está sempre a mil com a tabela do Campeonato Brasileiro deste ano. Isso porque, ainda em função da pandemia e das datas Fifa, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) desmembrou várias rodadas em dias muito distantes uns dos outros.

Só para ter uma ideia: na terça-feira (23), Atlético-GO e Juventude empataram em 1 a 1 em jogo válido pela rodada 30; uma partida atrasada da 2ª rodada entre Grêmio e Flamengo terminou em 2 a 2; e Palmeiras e Atlético-MG repetiram esse mesmo placar de 2 a 2, mas em confronto da 35ª rodada.

Hulk se isolou na artilharia do campeonato com gol marcado sobre o Palmeiras (Foto: Pedro Souza/CAM)

Para continuar a bagunça, a quarta-feira à noite teve a reedição da final da Libertadores de 2005 entre São Paulo e Athletico-PR – último jogo da 34ª rodada –, mas desta vez com os dois clubes em situação delicada no Brasileiro e precisando da vitória para se afastar do Z4.

Ambos os times entraram em campo com 41 pontos e continuavam perto do Bahia, primeiro time na zona de rebaixamento com 37. Mas, diante de 43 mil torcedores no Morumbi, o que se viu foi um São Paulo mais agressivo, porém pouco inspirado.

O lance que mais chamou atenção no jogo foi a entrada duríssima de Reinaldo no atacante Renato Kayzer, que chegou a quebrar a caneleira do adversário e fez com que ele fosse substituído. O árbitro Leandro Vuaden interpretou o lance como de cartão amarelo e não foi conferir o VAR, o que revoltou os paranaenses.

Falta do lateral tricolor rendeu apenas cartão amarelo (Foto: Reprodução)

No fim, Tricolor e Furacão somaram mais um ponto que não ajuda muito. Com 42 pontos, o Athletico foi para 12º e o São Paulo é o 14º, os dois a cinco pontos do Bahia, mas com um jogo a mais.

Libertadores é logo ali

Enquanto isso, no Maracanã, o Fluminense deu mais um passo importante na conquista de uma vaga direta para a próxima edição da Copa Libertadores ao derrotar o Internacional por 1 a 0.

Em mais uma partida adiantada da 35ª rodada, o Tricolor das Laranjeiras chegou aos 51 pontos, assegurando a 7ª posição e abrindo 4 pontos de vantagem sobre o 8º colocado, que é justamente o Colorado.

Diante de 18 mil torcedores, Fred garantiu a vitória (Foto: Lucas Mercon/Fluminense F.C.)

Tudo foi decidido logo no primeiro minuto: após o apito inicial, a bola chegou no atacante Fred, que tentou passe para Luiz Henrique dentro da área. Bruno Méndez acabou interceptando com a mão e o árbitro assinalou o pênalti. Na cobrança, o próprio camisa 9 bateu e fez o seu 20º gol na temporada.

A partir daí, o Flu apenas administrou o resultado e até chegou a criar as melhores chances do segundo tempo.

Agora se você acha que as confusões na tabela acabaram, está muito enganado, pois hoje entram em campo Santos e Fortaleza, na Vila Belmiro (18h), e Ceará e Corinthians, no Castelão (19h), pela rodada 35; mas na sexta-feira já teremos mais dois jogos da rodada 36. Ao que tudo indica, os jogos em dias e horários pouco comuns vão continuar até o fim do torneio.


João Marcelo Correia Sanches