Bonito

Primeiro Polo de Ecoturismo do Brasil é inaugurado pelo Sebrae em Bonito

O objetivo do Polo Sebrae de Ecoturismo é estimular o turismo de natureza no País

20/05/2022 12:53


O primeiro Polo Sebrae de Ecoturismo, o primeiro do Brasil, foi inaugurado na cidade de Bonito, que é referência no turismo sustentável.

O objetivo do Polo Sebrae de Ecoturismo é estimular o turismo de natureza no País, ajudando micro e pequenos empreendedores a abrirem suas empresas do segmento, promover eventos de capacitação e debates sobre o tema.

(Foto: G1 / MS)

A iniciativa irá transformar a cidade em uma vitrine de ações e pesquisas que irão incentivar o ecoturismo no Brasil. Além disso, a comunidade da região será incentivada a auxiliar o polo a desenvolver todo o potencial turístico de Bonito.

A preservação dos recursos brasileiros é a prioridade do polo, através da criação de programas e centro de atendimento que trabalham em prol da sustentabilidade, sem deixar de lado os pequenos negócios que irão crescer de modo a buscar sempre pela inovação, o Polo Sebrae de Ecoturismo deve criar um turismo cada vez mais consciente.

"O Polo é para disseminar conhecimento! Vamos ajudar o setor através de conteúdos. Teremos muitas parcerias para contribuir com o empresário e os pequenos negócios. Todos saem ganhando com essa inauguração", confirmou ao G1 a coordenadora nacional de turismo do Sebrae, Analuiza de Andrade.

Para a coordenadora, diversos novos projetos nasceram dessa iniciativa e Bonito, por seu histórico impressionante com o ecoturismo, é o lugar perfeito para a instalação do polo.

"Mato Grosso do Sul é referência, precisamos levar isso a nível mundo para servir de exemplo. Hoje nosso país é visto como o agronegócio, mas o turismo também é muito forte e temos total condição de sair na frente”, afirmou ao G1 o titular da Fundtur (Fundação de Turismo), Bruno Wendling.

(Foto: G1 / MS)

Até o momento as principais ações do polo incluem a candidatura da cidade de Bonito para se tornar a sede do Adventure Next - a feira é uma referência no ecoturismo e o Brasil disputa com Equador e Colômbia pela oportunidade de sediar o evento - e a iniciativa Seminário Inspira Ecoturismo.

O seminário estará acontecendo até este sábado, dia 21, e conta com quase mil profissionais reunidos com o objetivo de debater e promover soluções para os maiores desafios enfrentados pelo setor entre os principais temas estão: turismo sustentável, inovação, políticas públicas de segurança e infraestrutura, sustentabilidade e estratégias de mercado. Os painéis devem ocorrer tanto presencialmente quanto de forma remota.

(Foto: G1 / MS)

“O Inspira Ecoturismo vem para fortalecer o segmento do turismo como um todo e Bonito é a cidade ideal para receber esse tipo de ação. O Sebrae sempre apoiou a profissionalização do setor no município, e esse evento é mais uma ação nesse sentido", assegurou Cláudio Mendonça, que ocupa o cargo de diretor superintendente do Sebrae/MS, em entrevista ao G1.

 


Bruno Vinicius de Oliveira