Aprendizado

Comunidade escolar do Pantanal participa de palestras e orientações com o CREAS

O evento aconteceu na sede das escolas no Pantanal

20/05/2022 14:58


Os desafios para chegar até o Pantanal são imensos, e neste ano, através de uma parceria das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação de Aquidauana, os alunos e a comunidade escolar pantaneira receberam um ciclo de palestras educativas.

A comunidade escolar da região pantaneira participou das atividades educativas com a equipe do CREAS e do Projeto Abraço, na sede das escolas no Pantanal, distante 160 km de Aquidauana.

O percurso é de quase 5 horas de viagem por estradas de terra.

As equipes do CREAS e do Projeto Abraço estiveram na Escola Municipal Polo Pantaneira – Núcleos Vale do Rio Negro (na Fazenda Campo Novo) e na Escolinha da Alegria (na Fazenda Primavera), localizadas na região do Pantanal do Rio Negro.

A equipe do CREAS, a assistente social, Sunamita Rezende Vogt  e psicóloga Tainara da Silva Neponucemo, nos Núcleos Escolares Pantaneiros levaram informações aos professores, funcionários e aos alunos matriculados sobre o combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. A palestra tem objetivo de levar informações acerca do tema, visando a prevenção da ocorrência de violência, bem como fomentar a denúncia de violências sofridas.

Já a equipe do Projeto Abraço, realizou uma roda de conversa e uma dinâmica com os adolescentes matriculados no Núcleo Escolinha da Alegria (Fazenda Primavera) sobre adolescência e atos infracionais.

A psicóloga Fernanda Saraiva Lucena e a orientadora social, Paula Aparecida de Barros Cordeiro Pinto, discorreram sobre as medidas socioeducativas aplicadas pelo juiz aos adolescentes autores de atos infracionais.

Foi abordado o conceito de ato infracional, os objetivos do acompanhamento do projeto e da aplicação da Medida Socioeducativa e o fluxograma dos atendimentos.  

 


Redação