Operação Marruá

Polícia desencadeia operação contra abate clandestino de gado no Pantanal

Delegacias de Corumbá e Ladário estão no Pantanal, desde as primeiras horas desta quarta-feira

25/05/2022 14:26


Durante a realização do Projeto PC Presente, desenvolvido pela Delegacia-Geral da Polícia Civil juntamente com o Departamento de Polícia do Interior junto à Delegacia Regional de Corumbá, os policiais desencadearam a Operação Marruá, que tem por objetivo desarticular organização criminosa especialista na prática de furto de gado, porte ilegal de arma de fogo, ameaça e receptação.

Conforme a Polícia Civil, equipes policias da Delegacias de Corumbá e Ladário encontram-se no Pantanal, desde as primeiras horas do dia.

As ações envolveram seis viaturas, três barcos, 26 policiais civis, além de três policiais ambientais.

Até o momento foram cumpridos um mandado de busca domiciliar e quatro mandados de prisão de membros da Organização Criminosa. Duas pessoas foram presas em flagrante e, desses, quatro em flagrante por posse ilegal de arma, o que corrobora a utilização de armas para o abate clandestino de gado.

Parte da equipe policial agiu na região conhecida como Formigueiro, às margens do rio Pacu, zona rural de Corumbá, cerca de 1h30 de distância de barco, da cidade.

PROJETO PC PRESENTE

O Projeto Polícia Civil Presente começou pela Delegacia Regional de Aquidauana, no mês de abril A regional abrange os municípios de Aquidauana, Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Miranda e Bodoquena, e durante o período foi realizada uma Operação Policial junto a DGPC e reuniões institucionais junto a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Defensoria Pública, Prefeitura Municipal e Câmara dos Vereadores.

A ação tem como objetivos: Aproximar a administração geral e a base operacional; intensificar as relações institucionais; cuidar da saúde mental do policial civil, através do Ceapoc (Coordenadoria de Atendimento Psicossocial); e Capacitação através de cursos de reciclagem e aperfeiçoamento. A ação teve início nesta terça-feira (24) e prossegue nesta quarta-feira (25).

Por meio do Projeto PC Presente a administração superior busca o contato direto com os Polícias Civis das unidades do interior assim como o estreitamento das relações institucionais também nas cidades do interior.

 


Redação