Turismo

Trilha Jovem qualifica profissionais para o setor de turismo

20/07/2007 11:24


Cento e nove alunos da primeira turma do programa Trilha Jovem -Turismo e Responsabilidade Social receberam seus certificados de conclusão de curso no dia 11 de julho, em uma cerimônia que contou com a presença da Ministra do Turismo, Marta Suplicy. Durante quatro meses, os jovens de famílias de baixa renda do Rio foram capacitados nas áreas de alimentos e bebidas e hospitalidade, através do Trilha Jovem, desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto de Hospitalidade, e executado na cidade pelo SindRio (Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes) em parceria com a UNISUAM.


Além da formação, que inclui aulas de inglês, hospitalidade, hotelaria, atendimento, informática, patrimônio cultural, higiene e manipulação de alimentos, o programa oferece a centenas de jovens a oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Dos alunos formados, 61 estão trabalhando e estagiando em hotéis, bares, restaurantes e lanchonetes do Rio. Outros 240 participam da segunda turma do Trilha Jovem, que começou as aulas em abril. 145 deles já estão trabalhando nos Jogos Pan-americanos.


A formatura da primeira turma aconteceu no Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), onde são realizadas as aulas, e reuniu autoridades como o secretário municipal de turismo, Rubem Medina, o presidente do SindRio, Alexandre Sampaio, o secretário municipal de trabalho, Wanderley Mariz, o presidente do Instituto de Hospitalidade, Raphael Sanches, o reitor da Unisuam, Remisio Garrido, o gerente regional da Caixa Econômica Sérgio Salles, e o diretor do Trem do Corcovado, Sávio Neves. Durante o evento, o presidente do IH destacou o turismo como um novo ciclo econômico para o país e lembrou que o Trilha Jovem tem transformado a vida de jovens em diversos estados. O presidente do SindRio, Alexandre Sampaio, acrescentou: "Tenho a certeza de que vamos promover a terceira turma do Trilha Jovem no Rio e ainda alcançar o interior do estado".


revista hotelaria