Geral

Defesa Civil faz novo alerta sobre baixa umidade do ar

10/08/2007 11:21


A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul alerta sobre uma massa de ar seco que atua sobre a região centro-norte do Estado entre sábado (11) e segunda-feira (13), fazendo com que a umidade relativa do ar fique abaixo dos 30%. Em algumas localidades, o índice pode atingir níveis mais críticos, cerca de 20%. 


Por esse motivo, conforme o órgão, não é aconselhável a prática de atividades ao ar livre e a exposição ao sol entre 10 e 17 horas, principalmente entre as 14 e 16 horas, período em que a umidade fica ainda mais baixa. A orientação é ingerir bastante líquido para evitar problemas de desidratação.


Segundo a Defesa Civil, com o tempo seco aumenta também o risco de incêndios florestais. O órgão recomenda à população que não faça fogueiras nas proximidades de matas e florestas e aos motoristas que tenham atenção redobrada ao trafegar por áreas sujeitas a incêndios, por causa da visibilidade reduzida pela fumaça, além de evitar jogar pontas de cigarros nas rodovias.


Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou três avisos meteorológicos especiais para Mato Grosso do Sul, dois sobre a ocorrência de umidade do ar abaixo de 30% nas regiões central, norte e nordeste, entre hoje até segunda-feira. Outro boletim diz respeito sobre as condições favoráveis para ocorrência de queda de temperatura entre hoje e amanhã, no extremo Oeste e sul do Estado.


Conforme o Inmet, amanhã, o tempo em Mato Grosso do Sul fica nublado com possibilidade de chuviscos isolados no sul. Nas demais regiões, parcialmente nublado. A temperatura máxima chega a 31ºC e mínima de 12ºC. Para domingo (12), o tempo fica nublado em todo Estado. A máxima é de 33ºC e mínima de 13ºC.


noticias ms