Turismo

Especialização em turismo à distância

23/08/2007 09:08


Crescimento do setor pede profissionais cada vez mais qualificados. Estudantes de todo o país podem ter acesso às últimas tendências do mercado.


O mercado de Turismo está em expansão e recebe especial atenção do Governo Federal. Para se ter idéia, até 2010, a estimativa é que sejam criados cerca de 1, 7 milhões de emprego. Isso significa um incremento de U$ 7,7 bilhões na economia do país.


De olho nas tendências do trade, o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) lança o primeiro curso a distância de Formação de Professores em Turismo no Brasil. A idéia é democratizar o acesso ao conhecimento, sobretudo aos que estão geograficamente dispersos. Os alunos terão a oportunidade de ampliar, aprofundar a compreensão do processo de aprendizagem voltado à área de Turismo e aprender disciplinas fundamentais ao ensino, como metodologia de pesquisa.


Construção do conhecimento coletivo


Os alunos contarão com um hotsite do curso que oferecerá um ambiente virtual de fácil interatividade, o software livre chamado Moodle. A ferramenta está em contínuo desenvolvimento e, a cada três meses, a versão do software é aprimorada. Assim, será rápida e dinâmica a interação entre alunos e professores. "Os estudantes não estarão sozinhos em nenhum momento. Os professores e tutores acompanharão todas as atividades", afirma a coordenadora do curso da UnB, Maria de Fátima Guerra. Para isso, o curso utilizará um ambiente virtual de ensino. De acordo com a professora, a idéia é proporcionar um ambiente de aprendizagem personalizado para o curso Formação de Professores em Turismo. "Vamos criar uma verdadeira comunidade de aprendizado para que alunos e professores possam construir coletivamente o conhecimento".


O curso é composto por 18 disciplinas, com carga horária de 375 (trezentos e setenta e cinco) horas/aula, divididas em módulos. Além disso, há 60 horas/aula voltadas à monografia e para os dois encontros presenciais do curso, um para a preparação e orientação da monografia e o outro para a defesa.


girus