Geral

Crianças têm cada vez mais influência nas compras

01/09/2007 10:35


A influência das crianças nos gastos da família brasileira é cada vez maior. Uma pesquisa realizada em seis países da América Latina, incluindo o Brasil, mostra que em mais metade das casas os filhos dão palpite em tudo, noticiou o G1.


O estudo constatou que de 2005 para 2006 subiu de 42% para 52% a interferência das crianças nas compras da família. E não só nos produtos infantis. "Os pais viraram reféns. Não existe a restrição, não existe a limitação. Está tudo tão aberto que ela pode desejar ter objetos de consumo adulto porque não tem restrição", fala a pesquisadora Ivani Rossi.


Conversar abertamente sobre dinheiro é o primeiro passo para que as crianças aprendam a ser consumidoras conscientes, segundo os educadores, embora no dia-a-dia esse comportamento seja cada vez mais raro.


Na casa de Daniela Negrão, tudo tem limite. E os filhos não reclamam: aprenderam que saber esperar para ganhar o que se quer faz parte de um aprendizado maior que qualquer shopping center. "Os pais às vezes tiram de onde eles não têm para poder fazer o que o filho está pedindo. E a criança acaba que não dá tanto valor para as coisas que têm, porque vêm tudo muito fácil", acredita Daniela.


pequenas empresas & grandes negócios