Tecnologia

Semana de Ciência e Tecnologia começa no País

01/10/2007 10:52


A 4ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), começa hoje em mais de 100 cidades do País. Com o tema Planeta Terra, o  objetivo da feira é mostrar as tecnologias sociais que têm mudado a vida dos brasileiros em todas as regiões.
 
Até o dia 7, o evento terá exposições, cursos, palestras, peças de teatro e atividades educativas. Serão mais de 10 mil atividades gratuitas. De acordo com o ministério, todas as regiões do País já têm a sua programação, que está disponível no site http://semanact.mct.gov.br.


Em Brasília, a semana ocorre no Museu Nacional. Mas estão previstas palestras em várias cidades-satélites, além de exibições de filmes relacionados ao tema no Centro Cultural Banco do Brasil. Entre os destaques da programação na capital federal, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) fará uma exposição dos Estados brasileiros vistos pelos satélites.


"Todos os que tiverem interesse podem entrar em contato conosco para viabilizar palestras em escolas não só na Semana de Tecnologia , mas ao longo do ano", diz a responsável pela gestão de comunicação institucional do Inpe, Nélia Ferreira Leite. "O nosso objetivo é que o alcance seja o mais amplo possível".


Um dos destaques da programação em Brasília é a réplica de 12 metros de altura do foguete VSB-30, que será montado pela Agência Espacial Brasileira (AEB). Na exposição A Era Espacial Brasileira, os visitantes também poderão conferir a trajetória das atividades espaciais no País, a partir de miniaturas de foguetes brasileiros e estrangeiros.


terra