Tecnologia

Mais de 80% dos internautas brasileiros usam a Web para buscar informações sobre saúde, diz Conip

08/10/2007 11:34


A porcentagem de pessoas que afirmaram buscar informações sobre saúde e doenças na Internet com freqüência chega a 83,6%. O dado faz parte do estudo realizado pelo Conip Saúde, que revelou ainda que mais da metade do grupo entrevistado acessa a Web mais de uma vez ao dia,


Já pacientes que sempre acessam a Internet logo após uma consulta médica representam 85,4% dos entrevistados, contra apenas 14,6% que afirmaram nunca consultar a Rede ou fazê-lo com freqüência menor. Aqueles que utilizam as informações da Internet para interagir, de alguma forma, com o médico durante a consulta representam 69,29% dos entrevistados.


A pesquisa aponta ainda que apenas 15,2% afirmaram consultar sites do governo quando busca informações sobre saúde. Escolhido por 23,9% o site da Hepato, especializado em hepatites e demais doenças do fígado, ocupa o primeiro lugar em porcentagem de acessos, com 23,9%. Apesar de serem instituições reconhecidas no mercado, os sites da Fiocruz e Harvard foram mencionados, respectivamente, por apenas 2,1% e 1,1%.


Entre as 116 pessoas pesquisadas, a maior parte do grupo, cerca de 33,6%, encontra-se na faixa etária que vai de 49 a 58 anos, sendo que 51,7% representam o sexo feminino. A região Sudeste também teve uma maior participação no estudo, com 69,8%, enquanto Sul e Nordeste, os colocados seguintes, tiveram 15,6% e 8,6% respectivamente.


Informações influenciam na tomada de decisões
A importância das informações levantadas na web também esteve entre os temas pesquisados. Para 67% dos entrevistados, as informações vindas da rede servem para auxiliar a decisão sobre procedimentos a serem realizados; enquanto apenas 1,56% afirmaram não terem utilidade. No entanto, 55,94% dos médicos reagem de forma negativa diante do fato do paciente pesquisar informações na internet. "Muitos sentem falta de confiança pelo paciente ou mesmo temem o auto-diagnóstico", explica Wilma. 


w news