Eventos

Festival Viva MS chega à reta final no sábado

17/10/2007 11:02


Realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o Festival Viva MS chega à reta final neste sábado (20/10). Quem for na Av. Fernando Corrêa da Costa, no trecho entre a 14 de Julho e a Calógeras, em frente ao Memorial da Cultura, às 19h30, poderá conhecer os vencedores deste concurso de música de raiz e sertaneja em homenagem à Mato Grosso do Sul, e participar da gravação ao vivo do DVD do Viva MS, com shows de abertura das duplas Gilson e Júnior e Guilherme e Santiago.


"Chegamos a um painel muito rico de como anda a música de raiz no interior de Mato Grosso do Sul. Em todos os municípios tivemos cantores e compositores excelentes, e nada melhor que comemorar essa vertente forte da música feita no Estado neste mês em que lembramos os 30 anos de criação do MS", comentou Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.


O Festival Viva MS foi realizado com apoio das prefeituras municipais, que fizeram a primeira seleção em nove cidades-pólo, para representar o interior de Mato Grosso do Sul. Neste processo, foram selecionados os grupos "Olho d'Água", "Vento Sul" (região do Bolsão - o primeiro de Três Lagoas e o segundo de Chapadão do Sul), Chico Viola e Monte Negro (Região da Grande Dourados - Dourados); Neudi Ritter (Região Sul-fronteira - Sete Quedas); Romani e Rafael (Região do Pantanal - Dois Irmãos do Buriti); Rafael Sá (Região Cone Sul - Juti); Mário Luiz Correia (Região Norte - São Gabriel do Oeste); Osmar da Gaita (Região Sudoeste - Jardim); Orlando Brito e Adriano Praça (Região Central - Campo Grande) e Jó Bueno e Gabriel (Região Leste - Novo Horizonte do Sul). Do DVD, participará também o grupo convidado, de Paranaíba, Raiz Sul-mato-grossense. Na região do Bolsão, excepcionalmente, houve dois vencedores, pois, após empate, o júri decidiu por manter ambos os grupos na final, considerando-os de igual qualidade.


Desde a primeira seletiva regional, o público do interior prestigiou o evento em massa. Em Três Lagoas, no dia 31 de agosto, cerca de 5000 pessoas assistiram à seleção, com show especial de Délio e Delinha. Em Sidrolândia, em 29 de setembro, o público chegou a 7000 pessoas, que assistiram a show com participação da dupla Luiz Goiano e Girsel da Viola.


"Para a etapa final do Viva MS, em Campo Grande, vamos tocar os sucessos da dupla, incluindo músicas dos três cds, e alguns hits nacionais", conta Júnior, da dupla Gilson e Júnior. Gilson e Júnior tem oito anos de estrada, com três cds gravados. Já tocaram com duplas como Bruno e Marrone, Milionário e José Rico, Mato Grosso e Mathias, entre outros, tendo também participado de grandes eventos estaduais e até brasileiros, como a Festa de Barretos, onde representaram MS em 2003, 2005 e 2006. 


Por sua vez, a dupla sertaneja Guilherme e Santiago, formada há 13 anos, já gravou mais de dez discos. Os irmãos goianos, que começaram gravando jingles políticos, ganharam maior visibilidade em 2004, com o sucesso "Chovendo Estrelas", álbum que conquistou o primeiro disco de ouro na carreira da dupla. "ABCDE" é o nome do mais recente álbum, lançado em 2006, o 10º cd da dupla. Desde março de 2007, Guilherme e Santiago apresentam o "Terra Nativa", da Rede Bandeirantes de Televisão.


acessoria de imprensa