Política

Ministro diz que surgimento de novo tipo de dengue é questão de tempo

23/10/2007 10:13


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta segunda-feira que o surgimento de um novo tipo de dengue no Brasil é mera questão de tempo. "A dengue tipo 4 vai chegar, é só uma questão de quando vai chegar. Hoje, com o encurtamento das distâncias dados pelas viagens, avião, comércio internacional e turismo, é praticamente impossível evitar que uma pessoa com o vírus tipo 4 venha ao Brasil", afirmou.


O ministro realizou uma palestra para sindicalistas ligados à Força Sindical, em São Paulo, onde debateu políticas de saúde do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Na última terça-feira (16), Temporão afirmou que o Brasil vive uma epidemia de dengue. Nos primeiros nove meses deste ano, foram registrados 481.316 casos da doença no país, contra 321.368 casos no mesmo período do ano passado.


Nesta segunda, o ministro voltou a demonstrar preocupação com os números da doença. "A dengue é uma questão muito complexa e existem cerca de 100 milhões de casos da doença por ano no mundo. O Brasil é apenas um país dentro desse conjunto de doenças que acometem milhões de pessoas. Iremos ter mais de 500 mil casos [de dengue] neste ano", disse.


Ainda de acordo com o ministro, trata-se de uma doença complexa por fatores que envolvem desde a infra-estrutura ambiental, passando pelo recolhimento do lixo, situação de moradia, informação, educação e mobilização, além da ausência e uma vacina para combater o vírus.


Segundo Temporão, especialistas afirmaram a ele que o tipo 4 da dengue não traria problemas neste ano, mas sim em 2008. "Poderá ter um surto tipo 4. Estamos monitoramos 24 horas por dia", afirma.


O ministro disse que o problema da dengue é nacional. "Exige dos governantes medidas de atenção redobrada", afirmou.


uol