Geral

Atraso no plantio da safra 2007/2008 terá reflexos

23/10/2007 15:07


A irregularidade do período de chuvas em Mato Grosso do Sul, assim como em outras regiões do Brasil, ocasionou um atraso no plantio das lavouras de soja da safra 2007/2008 . "Certamente haverá algum reflexo na produção do grão, mas ainda é cedo para se afirmar que conseqüências isso acarretará", disse o vice-presidente da BBM (Bolsa Brasileira de Mercadorias) Carlos Eduardo Dupas.


Ele explicou que uma das possibilidades é que este atraso "empurre" para a frente a safrinha que deveria ser plantada em março e abril. "Se isso acontecer a produtividade da safrinha também poderá ser comprometida porque a lavoura vai crescer e produzir fora do período ideal", lembrou Dupas.


Ele informou também que em Mato Grosso do Sul alguns produtores optaram por semear as lavouras, embora as chuvas das últimas semans não tenham sido suficientes para preparar adequadamente o solo para o plantio. "É bom lembrar que as necessidades de chuvas para a agricultura são diferentes das necessidades da pecuária. A agricultura exige uma regularidade que ainda não está acontecendo aqui no estado. Por exemplo, no norte do estado ainda não choveu; as previsões meteorológicas diziam que em outubro teríamos um índice de 150 mm e por enquanto temos 20 mm", salientou. "O momento é de expectativa que deve continuar até que haja uma melhor definição do período de chuvas. Não é hora de fazer nenhuma previsão", concluiu Dupas. 


sato comunicação