Confira 12 conselhos para uma refeição saudável

07/11/2007 10:08


Uma alimentação rica em gorduras só contribui para aumentar o peso e o risco de que você obtenha algum tipo de doença cardíaca. Especialistas indicam que com apenas algumas mudanças na alimentação pode-se diminuir este risco e evitar os tão detestados quilos extras.


O Departamento de Doenças Cardiovasculares da Universidade Católica do Chile, em seu manual de prevenção de risco, explica algumas medidas para preparar as refeições diárias de uma maneira saudável:


1. Opte por preparar seus alimentos em uma churrasqueira, no forno, em uma chapa, assados ou fervidos. Caso você precise fritá-los, prefira azeite de origem vegetal.


2. Retire a pele do frango e do peru, bem como a gordura antes de cozinhá-los. Também é sugerido resfriar o caldo das carnes e retirar a capa de gordura que se solidifica. Recomenda-se uma porção de carne de 180 gramas por dia e consumir as carnes vermelhas de 2 a 3 vezes por semana.


3. Utilize só a clara do ovo para preparações como ensopados, omeletes, sobremesas e panquecas.


4. Ao preparar sobremesas com leite, utilize o tipo desnatado ou semi-desnatado.


5. Na hora de temperar as saladas, prefira o azeite de oliva, o azeite de milho, canola ou semente de uva.


6. No caso de consumir alimentos fritos, eles devem ser preparados com azeite vegetal e não reutilizado.


7. Se você preferir usar condimentos nas comidas, prefira a mostarda, o ketchup ou o vinagre, mas não utilize maionese ou molhos preparados com cremes.


8. Substitua o pão ou o arroz branco pelo integral. Da mesma forma, pode-se substituir as massas normais por integrais.


Se por razões de trabalho ou do tipo social você precisar comer freqüentemente em restaurantes, você deve optar pelos seguintes pratos:


9. Carnes de aves, peru ou peixes, sempre preparadas com azeite e sem molhos agregados.


10. Verduras temperadas com vinagre e não com maionese ou molhos.


11. Ao escolher as sobremesas, prefira as frutas, mas sem cremes.


12. Revise as etiquetas das embalagens dos alimentos para conhecer o conteúdo de gordura e colesterol, bem como a data de validade.


terra