Turismo

Secretário do MTur aponta desafios enfrentados pelo setor

24/11/2007 17:48


"Diversidade de oferta para promover o crescimento - crédito consignado ao aposentado já é realidade", foi o tema da palestra que o secretário nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Aírton Pereira, fez nesta sexta-feira em seminário da programação do Festival de Turismo de Gramado (RS). Pereira ressaltou a importância da qualificação dos produtos e da ampliação da oferta turística para que obstáculos sejam enfrentados.


"O Ministério do Turismo trabalha e se preocupa com a questão da qualificação da cadeia produtiva do setor. Temos estudado formas de estruturarmos os destinos para receber bem os visitantes, com mão-de-obra qualificada e infra-estrutura adequada. Estamos também criando programas que incentivem o brasileiro a viajar pelo país".


Ele destacou o Programa Viaja Mais Melhor Idade como uma forte ferramenta para incentivar as viagens internas: "O Viaja Mais Melhor Idade é uma forma que achamos de inserir no mercado um grupo que não tinha costume de viajar. Trabalhamos com o crédito consignado para facilitar acesso aos pacotes turísticos".


Airton Pereira finalizou a palestra apontando outro desafio enfrentado pelo setor: "A questão do turista brasileiro não viajar é cultural, não é de renda. Ele troca de celular muitas vezes, fica de olho em uma televisão de plasma e em uma geladeira melhor. É preciso fazer com que ele insira o turismo na sua cesta de consumo". O ciclo de seminários e debates começou ontem (23) e prossegue hoje (24).


ministério do turismo