Turismo

Cultura e Turismo iniciam projeto para pousadas pantaneiras

12/12/2007 08:40


Junto a proprietários de pousadas e hotéis-fazenda de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado, através de sua Fundação de Cultura (FCMS) e a Fundação de Turismo (Fundtur), inicia parceria para entrelaçar a ação da cultura e do turismo. A proposta consiste em um circuito de apresentações e atividades culturais que será desenvolvido dentro das pousadas Um projeto piloto será desenvolvido nos meses de maio a outubro de 2008.


Para o projeto piloto, foram convidadas as pousadas da Associação Brasileira de Turismo Rural de Mato Grosso do Sul (Abratur/MS) e da Associação de Pousadas Pantaneiras (Appan). Oito pousadas aderiram, localizadas na região de Aquidauana e Miranda: Baía Grande, Barra Mansa, Cacimba de Pedra-Reino Selvagem, Monteiros, Refúgio da Ilha, São Francisco, Santa Cruz e 23 de Março. Elas receberão uma programação cultural focada em suas necessidades e interesses de seus clientes, em uma agenda que poderá envolver música, artesanato, audiovisual, literatura, teatro, artes plásticas, gastronomia e outras manifestações culturais.


A agenda será desenvolvida pela Assessoria de Projetos da FCMS. Também será responsabilidade do governo o transporte dos artistas, o material de trabalho e ampla divulgação na mídia para promover o projeto. Já os empresários entram com hospedagem, alimentação e o cachê do artista, cujo valor será diluído nos preços dos pacotes.


Para o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros, o foco é na economia da cultura. "O projeto garante maior divulgação e opções de trabalho para os artistas, valoriza a cultura regional e fortalece o turismo de Mato Grosso do Sul". Nilde Brun, presidente da Fundação de Turismo, completa: "Cultura e Turismo não existem sem o outro. Quem vai a um destino, quer conhecer a cultura local". O projeto será lançado em fevereiro.


portal bonito