Eventos

Cine Brasil de dezembro começa na próxima terça-feira

13/12/2007 14:28


A programação de dezembro do Cine Brasil no Centro Cultural Octávio Guizzo tem início na semana que vem, de terça a quinta-feira (18 a 20). Com duas exibições por dia, às 12h30 e 18h30, o Cine Brasil fecha o ano com filmes universitários de curta-metragem e dois longas de ficção, entre eles o premiadíssimo Amarelo Manga.


Na terça-feira (18), serão exibidos curtas universitários. Os filmes universitários de curta-metragem tem peso significativo no cenário nacional e reconhecimento internacional por sua excelência. Essa produção não se empenha meramente na formação de novos profissionais para o mercado de trabalho, estando mais fundamentada no chamado cinema de autor, muito devido à liberdade temática e ao incentivo à criatividade encontrados nas escolas de cinema brasileiras. Nesta seleção, serão exibidos "O Lençol Branco" e "Veludo e Cacos de Vidro".


"O Lençol Branco" (SP/2004/cor/35 mm/mono/15'- Ficção), dirigido por Juliana Rojas e Marco Dutra, ganhou Menção honrosa no Projeto Nacente da Universidade de São Paulo; Menção Honrosa pelo Júri da ABD&C e Destaque em Expressão Poética pelo júri oficial do Festival Brasileiro de Cinema Universitário; Menção Honrosa no 1º Panorama Latino-americano de Cinema Universitário e Melhor Direção no Festival de Cinema de Juiz de Fora. Sinopse: Em uma casa de subúrbio, uma mulher é obrigada a lidar com a presença da morte. Já "Veludo e Cacos de Vidro" (SP/2004/cor/17'- Ficção), dirigido por  Marco Martins, mostra os altos e baixos de uma história de amor, numa releitura do cinema marginal brasileiro.


Na quarta-feira (19), será exibido "Bebel, Garota Propaganda"  (SP/1967/PB/103'- Ficção). Baseado em texto de Ignácio de Loyola Brandão, é o primeiro longa-metragem de Maurice Capovilla, feito com poucos recursos e com a colaboração do cineasta Roberto Santos. A partir da trajetória de uma moça ansiosa por sucesso, o filme questiona os valores veiculados pela indústria cultural e a banalização da mulher. Sinopse: Saída de bairro pobre de São Paulo, uma garota procura a fama na publicidade e na televisão por meio de ligações amorosas com um jornalista, um ricaço, um produtor de TV e um publicitário. Ao ser contratada como modelo de anúncio de sabonete, imagina que sua vida vai mudar para melhor.


Na quinta-feira (20), será exibido "Amarelo Manga" (PE/2002/cor/100'- Ficção), dirigido por Cláudio Assis. O longa-metragem é fotografado por Walter Carvalho e retrata, com imagens fortes, o baixo mundo da cidade de Recife. Ganhou inúmeros prêmios, entre eles de Melhor Filme pela Federação Internacional dos Cinemas de Arte (CICAE), Melhor Filmes no 53º Festival de Berlim - Alemanha (2003), Melhor Filme no 15º Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse -França (2003), Melhor Filme de Diretor Estreante no Opera Prima e no  25º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano - Havana, Cuba (2003).


notícias ms