Eventos

Lançamento do Festival América do Sul em Corumbá

11/04/2008 07:39


A 5ª Edição do Festival América do Sul (FAS), que acontece entre 30 de abril a 4 de maio, em Corumbá, promovido em parceria pelo Governo do Estado e Prefeitura, terá lançamento oficial nesta segunda-feira, 7 de abril, em Corumbá, às 19 horas no saguão do Aeroporto Internacional do município. 


Na ocasião será divulgada a programação completa do festival. Já confirmaram presença no lançamento o governador André Puccinelli e o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros.


A Prefeitura de Corumbá também divulgou ontem (03), o regulamento do concurso 'Soy Loco Por Ti América', que integrará a programação da 5ª Edição do FAS. As atividades do 'Soy Loco Por Ti América' são desenvolvidas pela Secretaria de Promoção da Cidadania, através da Secretaria Executiva de Educação, com apoio da Secretaria Executiva de Turismo. O concurso de poesia, redação, desenho e quadrinhos é destinado a alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas de Corumbá, Ladário, e das cidades bolivianas de Puerto Suarez e Puerto Quijarro.


As inscrições e seleções dos cinco melhores trabalhos acontecem entre o período de 14 e 22 de abril, pelas unidades escolares, entregues até o dia 24 de abril na Secretaria Executiva de Educação, entre às 7h30 e 13h30. Este ano os trabalhos devem ser relacionados ao tema 'A Redescoberta da América'. "Queremos que os alunos façam uma viagem entre o passado e o presente, buscando assim uma nova identidade para a América do Sul", explica o coordenador Setorial de Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Carlos Espíndola.


'Soy Loco Por Ti América' foi criado para envolver a comunidade estudantil, descobrir talentos e investir na formação cultural de crianças e jovens. Para o Secretário Executivo de Turismo, Carlos Porto, o concurso é importante principalmente pela auto-afirmação da identidade da América do Sul. "É uma integrar os países sul-americanos. A cultura traduz sentimentos, anseios, deixando de lado preconceitos e rompendo barreiras", salienta. No ano passado, com o tema "América do Sul do Futuro", cerca de 300 trabalhos chegaram até a Secretaria de Educação, sendo premiado os 40 melhores.


"É necessário que as escolas participem, pois é uma importante atividade extra-classe, além de enriquecer o currículo dos alunos participantes. A cada ano a qualidade dos trabalhos tem melhorado", diz a Secretária Executiva de Educação, Ligia Maria Baruki e Melo.


Ela destaca que o estande do projeto é um dos mais visitado durante o festival. Alega que há participação efetiva da família do participante, "motivo de orgulho principalmente por parte dos irmãos bolivianos".


Os resultados dos 40 melhores trabalhos serão divulgados no dia 01 de maio de 2008. Serão premiados os três primeiros de cada categoria. Já as escolas receberão prêmios pelo primeiro colocado de cada categoria, assim como o professor que for assinalado na ficha de inscrição do aluno, como responsável pela orientação.


Aos primeiros colocados serão entregues um televisor 14" (aluno), computador (escola) 4 aparelho de DVD (professor). Os alunos que ficarem em segundo e terceiro lugares receberão um DVD e uma bicicleta, respectivamente.


assessoria de comunicação