Eventos

Fundação de Cultura inicia Circuito Sul-mato-grossense de Teatro

16/04/2008 15:03


Neste domingo (20), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul dá início ao Circuito Sul-mato-grossense de Teatro, projeto que vai levar cinqüenta apresentações para diferentes cidades do interior do Estado no ano de 2008. A primeira apresentação será em Bataguassu, com o espetáculo "Contos da Cantuária", dirigido por Fernando Cruz, do grupo Teatro Imaginário Maracangalha.


"Possibilitar a circulação no interior da produção teatral sul-mato-grossense, selecionada democraticamente por meio de edital, cumpre importantes metas, como a formação de platéia, facilitação do acesso do público ao teatro e o fortalecimento da cena teatral do Estado", disse o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros.


O Circuito Sul-mato-grossense de Teatro vai passar por 20 municípios, de abril até o fim de julho: Aquidauana, Bataguassu, Bela Vista, Bonito, Caracol, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Coxim, Itaquiraí, Ivinhema, Jardim, Laguna Carapã, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sidrolândia e Três Lagoas.


Em Bataguassu, a apresentação será na Praça - Jan Antonin Bata - Av. Cuiabá (em frente a Igreja Católica), às 20 horas. "Contos da Cantuária" trará um espetáculo de teatro de rua, em arena aberta, em que se encenam os Contos da Cantuária, texto de Geoffrey Chaucer escrito entre 1384 e 1400. Nele, peregrinos reúnem-se em taverna no sul de Londres, a caminho do túmulo de Santo Tomás, e são desafiados pelo taverneiro, que oferece um belo jantar a quem melhor narrar uma história. A montagem dá ênfase às características estéticas do teatro medieval numa perspectiva contemporânea, abordando o religioso e o profano.


Em abril, o Circuito Sul-mato-grossense de Teatro passa ainda por Corguinho (21), com a peça "Pluft, o Fantasminha", em Nova Alvorada do Sul (22 e 23), com "Manual de Barro" e "Nova Califórnia", em Sidrolândia (25), com "Sapo Encantado e outras histórias" e em Porto Murtinho (27), com "No gosto doce e amargo das coisas de que somos feitos".


Mais informações no Núcleo de Teatro da Difusão Cultural da FCMS, pelos telefones 3316-9172 ou 3316-9173.


assessoria de comunicação