Eventos

2ª Noite das Guarânias será no próximo sábado

19/04/2008 13:37


A 2ª Noite das Guarânias será realizada no dia 26 de abril, próximo sábado, às 19h30, no Teatro Municipal de Dourados. A entrada custa um kg de alimento não-perecível.


Para este ano a programação já está confirmada, com a apresentação de Hugo Sulin, Los Canários, Rafael Rodrigues e as atrações internacionais (Paraguai) Pablo Rodrigues, Rene Benites e Lúcio Fernandes.


A Guarânia, como o nome indica, vem do Guarani. Estilo musical típico do Paraguai é também muito tradicional no Chile, Peru e na Colômbia. Muito apreciada no Brasil, seu ritmo está presente na maioria das músicas sertanejas e outras canções românticas.


A Guarânia foi introduzida na música popular brasileira pelo trabalho de pesquisa realizado por Raul Torres, Ariovaldo Pires, Mário Zan e Nhô Pai, em sucessivas viagens ao Paraguai. Torres foi responsável por uma das guarânias de maior sucesso no Brasil, "Colcha de Retalhos", gravada por Cascatinha e Inhana. A mesma dupla fez um mega sucesso com outra guarânia, "Índia", de José Assunción Flores e Manuel Ortiz Guerrero, em versão de José Fortuna. A partir da década de 40 tornou-se um dos gêneros mais utilizados pelos compositores da música sertaneja.


A realização é da Prefeitura Municipal de Dourados por intermédio da FUNCED


dourados news