Ainda dá tempo de ficar em forma para o Carnaval?

19/01/2009 11:09


Terminadas as férias de fim de ano, muita gente corre para as academias para eliminar os quilos a mais ganhos durante as festas. A meta agora é ficar com um corpo bacana para aproveitar o Carnaval. Os homens querem perder a barriguinha e conquistar um abdome perfeito. As mulheres, além disso, ainda querem pernas e glúteos bem torneados. Mas, faltando pouco mais de um mês para o feriado, ainda dá tempo de conquistar o corpo desejado?


Depende. Se sua meta é perder cinco quilos, por exemplo, esqueça. Pode não ser impossível, mas é muito difícil perder essa quantidade de peso de uma maneira saudável e sem perder massa muscular. Mas, para Cristian Bezerra, responsável técnico da academia Bio Ritmo, de São Paulo, eliminar de um a dois quilos até o Carnaval é uma meta totalmente possível de ser alcançada. "Não estabeleça metas muito ambiciosas para não se frustrar depois", aconselha Bezerra.


Segundo o especialista, a busca por um corpo bacana em um curto espaço de tempo exige alguns cuidados. Primeiro, é preciso saber o que se deseja. "Alguns alunos nos procuram querendo perder peso, outros querem ganhar massa e têm aqueles que querem ficar com um abdome sarado", diz. Depois, é preciso manter a regularidade do treino para se obter o resultado desejado. No geral, o treino mais indicado é aquele que combina a musculação com alguma atividade aeróbica.


Para aqueles que vão enfrentar a maratona de desfilar em escola de sambas ou em blocos de carnaval, é importante uma preparação que inclua o fortalecimento de pernas, glúteos, panturrilhas e da capacidade cardiovascular. Neste caso, uma boa opção são as aulas de sppining, que simulam um percurso de bicicleta com subidas e descidas.


Para quem não está matriculado em uma academia, uma boa dica é a caminhada. Segundo Bezerra, o 'novo atleta' não deve forçar o corpo e, de início, sair correndo para alcançar a forma física desejada. "Comece com caminhadas de meia hora, depois aumente para 45 minutos e, por fim, para uma hora. Três vezes por semana é o é o suficiente", garante.


Confira algumas dicas:


- Faça uma avaliação e converse com um professor de educação física para expor suas metas;


- Cuidado com os grandes objetivos em espaços curtos de tempo. Eles podem facilitar as lesões e aumentar a chance de você voltar a engordar;


- É melhor manter a regularidade do que exagerar na quantidade. Não adianta correr duas horas se isso for feito apenas uma vez por semana;


- Aumente aos poucos a intensidade dos exercícios;


- Beba muita água durante o treinamento. É muito importante manter o corpo hidratado. O mesmo deve ser feito durante a maratona de Carnaval;


- Se optar pela atividade ao ar livre, não se esqueça da garrafinha com água e do protetor solar;


- Tenha uma alimentação saudável. A academia sozinha não faz milagres.
 
As novidades das academias para o verão:


Para não fazer feio na passarela
Aprender a sambar e perder calorias. Essa é a proposta da Competition que lança, neste mês, uma aula da samba para quem não quer perder o ritmo durante o carnaval. A proposta da academia é que seus alunos aprendam os fundamentos com passistas profissionais. As aulas devem começar pelos passos básicos e evoluir de acordo com os avanços da turma. Com duração de 45 minutos, o samba na academia promete queimar cerca de 250 calorias.


Para turbinar o abdome
Quantas séries de abdominal você faz por dia? Você treina todas as séries: reto, obliquo e infra? Só de ouvir falar já dá preguiça. Por isso, a Competition trouxe para suas três unidades de São Paulo o Abcoaster, um aparelho que reúne as três posições em um só. Claro que você também tem que fazer esforço para trabalhar seu abdome, mas a máquina dá a impressão que está dando uma ajudinha. Apesar de parecer e ter nome daqueles aparelhos vendidos pela TV, a academia garante que ele funciona.


Preso às cordas
Já pensou treinar preso ao teto? Esse é o Flying Cords, programa de exercícios oferecido pela Companhia Athletica que consiste em alças com manoplas fixadas ao teto da sala de ginástica, que mantêm o corpo pendurado e controlado pela força do próprio praticante.O sistema promove aumento de força, ajuda no desenvolvimento do equilíbrio e flexibilidade para pessoas de qualquer nível de condicionamento físico. Segundo a academia, a modalidade é praticada por famosos como o jogador David Beckham e os atores Ben Affleck e Tobey Maguire (o Homem-Aranha).


Academia na praia
Sol, praia e surfe. Combinação perfeita para o verão. E ainda dá tempo de aprender a pegar ondas. A academia Competition oferece "Clínicas de Surf" para seus alunos. Para os iniciantes, as aulas começam na teoria para depois serem aplicadas na piscina da academia, onde os alunos aprendem técnicas de apnéia e passam por um fortalecimento de pernas e braços. Depois da segunda etapa, as aulas são transferidas para o Litoral Norte de São Paulo para que os ensinamentos possam ser postos em prática. Para quem já sabe surfar, a academia oferece treinos de musculação específicos para fortalecer os músculos de sustentação do corpo. Uma aula de surf pode queimar até 700 calorias.


Pilates com rolo
A prática do pilates é recomendada para a melhora do equilíbrio do corpo e da respiração. Porém, além dos benefícios já citados, o pilates também proporciona definição muscular aos seus praticantes. "É uma definição mais alongada do que a oferecida pela musculação", explica Marcelo Jaime Vieira, professor de ginástica da Bio Ritmo, que recomenda a atividade, no mínimo, duas vezes por semana. Para diversificar os estímulos aos alunos nas aulas, além da bola, a academia implementou o rolo em suas aulas. Cada aula de 1 hora pode queimar até 300 calorias.


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