Turismo

Bahia recebe 3,5 milhões de turistas em 2008

19/01/2009 14:45


A Bahia recebeu 3,5 milhões de turistas em 2008, informaram hoje o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, e a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, durante entrevista coletiva, na sede da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA). Além do balanço das ações realizadas em 2008, também foram anunciados os novos planos para o setor este ano. Leonelli explicou que os índices foram obtidos pela equipe da secretaria, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que também realiza estudos para a Embratur.


Entre as ações realizadas, o secretário destacou a criação de projetos para o enoturismo, na região do Vale do São Francisco, do turismo étnico, o São João da Bahia e o Espicha Verão. O secretário também destacou os planos voltados para reestruturação dos segmentos náutico, de golfe e religioso.


Na área da infra-estrutura turística, a Bahia investe R$ 330 milhões, em obras como recuperação de pontos de visitação, de estradas como a Itacaré/Camamu, igrejas e monumentos históricos. Os recursos são do Ministério do Turismo e do governo estadual.


Na área de serviços, foram implantados o Disque Bahia Turismo, com informações 24h, em inglês, espanhol e português, o Sistema de Atendimento ao Turista, além da reformulação do site www.bahia.com.br.


Para 2009, a Setur-BA, juntamente com a Bahiatursa, tem vários projetos. "Após o carnaval, teremos uma intensa programação com a segunda edição do ´Espicha Verão´, em abril será realizado o primeiro Salão Baiano de Turismo, que vai contar com a presença de empresários do setor de todo o Brasil e também de países da América Latina", contou Emília.


O secretário Leonelli também destacou a redução dos índices de violência contra o turista neste verão. Os índices de roubo caíram 27,5%, em relação a igual período do ano passado, enquanto que os furtos apresentaram queda de 20%.


panrotas