Especialistas elegem as modelos que mais se destacaram

24/01/2009 12:45


Há quem diga que elas são apenas cabides para as roupas desfiladas a cada nova estação. Porém, verdade seja dita, cada vez mais as passarelas exibem beldades de babar. Sete especialistas votaram nas modelos favoritas do Fashion Rio e do São Paulo Fashion Week - que terminou ontem. O resultado é um time de craques.


A primeira da lista é Isabeli Fontana, 25 anos, citada cinco vezes. "A Isabeli, sem dúvida, se reinventou. Ela teve um primeiro momento como top, parou e conseguiu voltar para as passarelas depois de ser mãe, o que é muito difícil. Continua linda e agora brilha ainda mais", comenta a jornalista Maria Prata, da revista Vogue Brasil. A consultora de moda Costanza Pascolato concorda: "A Isabeli voltou com tudo. Estava deslumbrante na Europa, em setembro". A top agradece: "Estou felicíssima. Fiz trabalhos grandes este ano, como a campanha da grife italiana Missoni. Isso dá uma segurança a mais", conta ela.


Outra que anda fazendo bonito lá fora é Aline Weber, 19 anos. "A Aline já desfila há uns quatro anos, mas agora é o momento dela: abriu o desfile da grife Balenciaga, na Europa, e isso deu um boom na carreira dela", afirma Maria Prata. Por aqui, a loura representou marcas como Cantão, Maria Bonita Extra e Espaço Fashion, no Rio, e Animale, Triton e Ellus, em São Paulo. Mas, se hoje ela tem esse brilho, não foi sempre assim. ¿Morri de medo no meu primeiro trabalho como modelo. Comecei a passar mal e desmaiei em pleno estúdio¿, diverte-se Aline.


E todo mundo tem a sua primeira vez. A catarinense Janete Friedrich, 18, que o diga. A nova ruiva é a aposta da apresentadora do GNT Fashion, Lilian Pacce. Estreou como modelo na temporada passada - junho de 2008 - e inaugurou o novo visual loiro desfilando no Rio de Janeiro e em São Paulo nesta edição de inverno. "O corte e a tintura no cabelo deram muito certo e renderam destaque importante para o seu trabalho", diz Lilian. Outra campeã é a paulista Gracie Carvalho, 18 anos, que subiu na passarela 26 vezes no Fashion Rio e outras 20 em São Paulo. A editora Regina Guerreiro acha que a menina vai longe. "A Gracie tem um corpo lindo e faria muito sucesso em Paris."


Lá ou aqui, as brasileiras realmente são dignas de aplausos. "Temos muitas tops no Brasil. Na TNG, por exemplo, a seleção de modelos era de cachês baixos, mas as meninas eram muito boas", observa Regina Guerreiro, lembrando que foi Gianne Albertoni, 27, quem fechou o desfile da marca. "A Gianne está linda nessa versão mais gostosa", comenta o colunista de O Dia, Bruno Astuto. O outro voto de Bruno vai para Ana Cláudia Michels, 27. "A Ana Claudia está esplendorosa. A lourice e o novo amor, Tato Malzoni, fizeram muito bem a ela. Adorei vê-la abrindo o desfile de Walter Rodrigues", completa o colunista.


Não muito longe dos holofotes, a consultora de moda Glória Kalil elege: "Acho que Guisela Rhein e Monique Olsen estão numa fase muito interessante. Elas não são grandes estrelas, mas entram na passarela com segurança. Pertencem à turma que já tem experiência, sem perder o frescor", afirma. Daiane Conterato, 18, e Bruna Tenório, 19, também fazem parte deste seleto grupo. "A Daiane está um verdadeiro espetáculo. Totalmente segura de si", aponta a jornalista Regina Martelli. "Bruna Tenório é uma boa aposta. Além de linda, também fez bonito desfilando na Europa, em 2008", lembra Costanza Pascolato. E que venha o verão de 2010.


o dia online