Beber água ajuda a emagrecer

30/01/2009 09:55


"Para o emagrecimento, a água é fundamental suprindo naturalmente o apetite, hidratando o corpo e ajudando no metabolismo de gordura armazenada"


A água tem importância fundamental à medida que atua significativamente na regulação do organismo. E quando está associada a uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios, a diminuição do peso está garantida.


A água é um nutriente muito importante para saúde, pois o constitui 60% do organismo humano e tem várias funções como, por exemplo:


Funções da água no organismo


- aumentar o volume de sangue favorecendo a distribuição dos outros nutrientes (vitaminas, minerais, etc.) pelos órgãos;


- regular a temperatura corporal;


- eliminar toxinas e o excesso de sódio através da urina e da transpiração;


- estimular o trânsito intestinal num trabalho, junto com as fibras, de hidratação das fezes;


- aumentar o suco gástrico e a saliva que auxiliam na digestão.


Por que beber água ajuda a diminuir ganho de peso?


Para o emagrecimento, a água é fundamental suprindo naturalmente o apetite, hidratando o corpo e ajudando no metabolismo de gordura armazenada. Sem a ingestão de água adequada, o sistema natural de limpeza e desintoxicação do organismo é prejudicado, influenciando o aparecimento de várias doenças.


Sede, sudorese e urina concentrada são sinais de que o organismo precisa se hidratar


O organismo não tem a capacidade de armazenar água. Quando temos sede, somos avisados de que o corpo deve ser hidratado. Por isso, é importante ingerir água antes de sentir a sede. Segundo o médico especializado em Medicina Tradicional Chinesa Dr. Jou Eel Jia, urina concentrada, o oposto daquela urina clara, e sudorese são sinais de que o organismo precisa se hidratar independende de se ter sede.


Durante envelhecimento, o corpo fica mais ressecado. O corpo de um bebê recém-nascido consiste em 75 a 80% de água. Aos 60 ou 70 anos, o corpo é constituído por apenas 50%, ocasionando enrugamento da pele, diminuição da saliva, endurecimento das juntas, etc.


A recomendação de consumo, segundo os especialistas é de 2 litros de água por dia. Porém, em situações de febre e resfriado, calor, prática de atividades físicas, gravidez, amamentação, por exemplo, esta quantidade deve ser aumentada.


Vya Estelar