Esportes

38% dos fãs de futebol no mundo são mulheres

30/01/2009 10:27


A pesquisa "Women's Word Football" realizada pela empresa de consultoria SPORT+MARKT em 21 países, incluindo o Brasil, revelou que as mulheres já representam 38% entre os fãs do esporte no mundo todo. Foram entrevistadas mais de 20 mil pessoas e, de acordo com o resultado, estima-se que são mais de 300 milhões de mulheres entre os 800 milhões de fãs que o futebol tem pelo planeta.


Quando o assunto é seleção nacional, a quantidade de homens e mulheres que torcem pelo selecionado é quase o mesmo. Hartmut Zastrow, diretor-executivo da SPORT+MARKT, explica: "O sucesso do país no futebol ajuda a construir a imagem dessa nação, por isso todos se envolvem. Mas podemos sim dizer que acabou o tempo em que os homens davam as regras nesse esporte."


Nos casos dos campeonatos nacionais, o resultado também supreende. As chinesas, por exemplo, acompanham com muito interesse a Premier League inglesa. Por sinal, as mulheres já representam quase que um terço das pessoas que são fãs desse campeonato fora do Reino Unido. As argentinas preferem o próprio campeonato.


Outro fenômeno que a pesquisa revelou: na média, as mulheres fãs do futebol consomem mais produtos ligados ao esporte do que os homens. Isso acontece mesmo com o desleixo com que os clubes tratam suas torcedoras, já que apenas alguns poucos produtos desenvolvidos tem o público feminino como alvo. "Os clubes e as companhias ainda não exploraram esse mercado, que tem muito potencial. Acreditamos que as grandes marcas do mundo fashion, acessórios e jóias, por exemplo, poderiam trabalhar o futebol como tema das suas campanhas de comunicação.", diz Zastrow.


terra