Chá verde pode bloquear tratamento de linfoma e mieloma múltiplo

05/02/2009 17:46


Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia estavam pesquisando possíveis efeitos benéficos do chá verde no tratamento de tumores linfáticos quando se depararam com o efeito contrário.


O chá verde é tido como panacéia para várias doenças, especialmente por sua ação contra os efeitos desagradáveis da quimioterapia. Os cientistas estudaram a ação conjunta de um componente do chá - o EGCG - e de outros polifenóis presentes na bebida. O EGCG bloqueou a ação de um medicamento utilizado no tratamento do mieloma múltiplo e do linfoma, chamado de Velcade.A medicação quimioterápica atua sobre as células tumorais induzindo sua destruição, o que não acontece quando associada ao chá verde.


O uso do chá impede a aparecimento dos efeitos colaterais do tratamento, o que faz os pacientes se sentirem melhor. O problema está no fato de que o tratamento também poderá não ser efetivo contra a doença.


Os suplementos e chás de origem natural têm grande apelo junto às pessoas que buscam tratamento de doenças graves. Por outro lado, essas substâncias não são adequadamente testadas como tratamento isolado ou em associação com medicamentos tradicionais. Outro ponto de preocupação para as autoridades sanitárias está no fato de que a produção dos produtos ditos naturais muitas vezes não é regulada pelos órgãos de saúde pública.


Portanto, não se trata de demonizar ou santificar os produtos naturais. O que deve ser feito é discutir com seu médico francamente sobre o uso de qualquer substância, pois podem existir interações com medicamentos prescritos.


G1