30 de setembro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Região

Ações de combate a incêndio no Pantanal são reforçadas e PMA fiscaliza origem dos focos

Ministério da Defesa destacou equipes e aeronaves para ajudar no combate

8 AGO 2020 - 07h16min
Assessoria

Em uma semana o número de focos de calor na região do Pantanal saltou de 52 para 194, apesar do trabalho incessante e eficiente dos bombeiros e brigadistas nas ações de combate aos incêndios. O tempo seco favorece o surgimento de novos focos que podem ter origem criminosa, já que as queimadas – mesmo controladas – estão proibidas por três meses. Sendo assim, a PMA (Polícia Militar Ambiental) está intensificando a fiscalização para identificar e punir os responsáveis.

Os dados da Operação Pantanal foram apresentados na manhã de quinta-feira (7), em reunião na Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) com o secretário Jaime Verruck, o comandante da PMA, tenente coronel José Carlos Rodrigues; o tenente coronel Waldemir Moreira Junior, do Corpo de Bombeiros, e a coordenadora do CEMTEC/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Franciane Rodrigues.

“Toda ação de combate tem sido extremamente eficiente, mas em função das condições climáticas nós temos um aumento sistêmico desses focos, inclusive nessa semana alterando um pouco o perfil. A situação ainda é extremamente crítica e nós vamos monitorar nos próximos três meses, permanentemente, porque nós sabemos que há uma sinalização de chuva a partir do dia 16, o que deve nos ajudar muito, mas não será suficiente para que a gente encerre a questão dos incêndios”, disse Verruck.

No dia 24 de julho o governador Reinaldo Azambuja decretou Situação de Emergência Ambiental na região do Pantanal em decorrência dos incêndios, que castigam sobretudo moradores de Corumbá. A cidade tem sido encoberta por nuvem de fumaça, piorando a qualidade do ar que já está bastante comprometida pela baixa umidade.

Com o agravamento dos incêndios o Ministério da Defesa destacou equipes e aeronaves para ajudar no combate, entretanto novos focos surgem a cada dia, sobretudo na parte mato-grossense do Pantanal. “Em Mato Grosso do Sul tem três focos principais: Kadwéus em Porto Murtinho, Corumbá e Ladário e Porto Jofre na Serra do Amolar. Agora temos uma ação integrada com Mato Grosso, todas as equipes do Ministério da Defesa, Corpo de Bombeiros e Prev Fogo atuando no bioma Pantanal dos dois Estados”, completou o secretário.

O comandante da PMA, tenente coronel José Carlos Rodrigues, anunciou reforço nas ações de fiscalização no Pantanal para reprimir as queimadas. Segundo ele, só nesse ano a PMA já emitiu mais de R$ 1 milhão em multas só pelo crime relacionado a queimadas não autorizadas.

A Operação Pantanal conta com a coordenação da Marinha, em Corumbá, e pela primeira vez tem apoio do Ministério da Defesa. “O Ibama sempre nos ajudou nessas ações de combate aos incêndios, mas pela primeira vez temos o apoio do Ministério da Defesa com um suporte de cinco aeronaves. Nunca tivemos uma estrutura tão forte como agora, até porque, a situação assim o exige”, frisou Verruck.

Todas as sextas-feiras será feito balanço das ações da Operação Pantanal, essa foi a segunda reunião com essa finalidade e o secretário Jaime Verruck anunciou que as próximas serão transmitidas pela Internet para facilitar o acesso às informações sem a necessidade de a imprensa ir até o local.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Com calorão de 43ºC, córregos viram ponto turístico em Aquidauana

2
Aquidauana

Caso pastora: Ex-marido é condenado a 19 anos de prisão pelo assassinato da pastora Cida

3
Policial

Moto invade preferencial e causa acidente na avenida Pantaneta

4
Policial

Barraco na Caixa: Cobrança de dívida termina com homem tentando atropelar a cunhada

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min25 max41

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min25 max41

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,93m
Miranda
1,87m
Paraguai
1,01m

Colunas e Blogs

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: COLETIVO DE...

Valdemir Gomes

Numa...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"HOJE ESTÁ UM DIA..."

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Nei Pires Borges - Ortopedista

Rua 7 de Setembro, 486 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2062
Escritórios Contabilidade

Escritório Modelo

Rua 7 de Setembro, 493 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Pousadas

Pousada Aguapé

Estrada da Margem Esquerda, ------ ------- - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 686-1036 / 9986 www.pousadaaguape.com.br
Ver Mais
Fale com a redação