20 de outubro de 2021
Anuncie Aqui

Agricultores aproveitam cursos disponibilizados pela Agraer durante 49ª Expoaqui

16 AGO 2016 - 17h01min
Governo do MS

Enquanto o público percorre o estande da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), na 49ª Expoaqui ? Exposição Agropecuária de Aquidauana, a procura de novidades, os agricultores familiares do município e região buscam o mesmo espaço atrás de técnicas e tecnologias que possam garantir melhoria na produção.

Atentos a isso, servidores da Agraer montaram uma programação com cursos para os cinco dias de eventos. No auditório do Sindicato Rural e nas duas extremidades do estande foram montadas estruturas para receber os agricultores interessados em agregar hábitos, conhecimentos e inovações no que tangue higiene na ordenha, manejo de pastagem ou cultivo orgânico de hortaliças.

As capacitações foram oferecidas nos dois turnos: matutino e vespertino. Com exposição de uma ordenhadeira e um resfriador, a médica veterinária Jennifer Collante abordou desde a necessidade de uma alimentação equilibrada como benefício imunológico do rebanho até os cuidados com vacinação como forma de combate de doenças.

?Evitar a vacinação no curral. Fazer essa prática em um local diferente é imprescindível para a qualidade da ordenha, uma vez que na vacinação se está lidando com um vírus atenuado ou inativado, mas ainda assim um vírus?, explanou a veterinária.

Do outro lado do estande, o zootecnista Nino Rodrigues ministrou a importância do manejo de pastagem para manutenção da saúde do rebanho. ?De nada adianta recuperar o pasto se depois não fizer a conservação adequada. Se o produtor sempre cuidar direito do pasto, ele pode ir ao cartório e registrar como herança para os netos. Do contrário, daqui dois anos tem que fazer tudo de novo, porque não terá nada?, enfatizou o palestrante.

Enquanto isso há poucos metros do estande, outros agricultores foram convidados a implantar um novo sistema de cultivo de legumes e verduras, a horta BIOS (Biológico, Orgânico e Sustentável). ?A horta Bios é um sistema evoluído da mandala. Nessa nova configuração tiramos as galinhas do meio da estrutura montada e colocamos atrás?, detalha.

Ao final da capacitação, foram expostas mudas de diferentes tipos de vegetais (tomates, alface, salsinha, etc).  Dicas de compostagem, irrigação e formação de canteiros foram pontos frisados no curso. Os participantes também tiveram oportunidade de tirar dúvidas sobre a horta BIOS, projeto de autoria e encabeçado pelo engenheiro agrônomo, da Agraer, Alfeu Ohlweiler,

?Como tem cursos nos dois períodos eu pude participar de mais de um curso. A horta BIOS eu não conhecia e o legal é que aprendi sobre repelentes ecológicos. Alguns feitos a partir da pimenta. Coisas simples que a gente pode colocar em prática?, avaliou a produtora Aura Célia Chaves, do assentamento Indaiá IV.

View Energy - Outubro_9

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Ossada humana é encontrada e desenterrada de obra de hospital

2
Policial

Professor acusado de estupro segue recebendo salário como funcionário ativo

3
Entretenimento

Tempestade de areia assusta elenco de "Pantanal"

4
Policial

Propriedade rural motiva sequestro de idoso no MS

Informe Publicitário

Informe

IVRNET: compromisso pela melhor internet na região

Previsão do Tempo

min22 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

EIS QUE CHEGOU...

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Posto

Nossa Senhora de Fátima

Rua Marechal Mallet, 804 centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 8199/ 7705
Auto Elétrica/Oficinas

Auto eletrica Cruzeiro

Manoel Antonio Paes de Barros, 790 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3228
Auto Elétrica/Oficinas

Auto elétrica Mato Grosso

Duque de Caxias, 953 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2179
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo